Tour de France 2016

Saiba mais sobre o Tour de France.

(Foto: reprodução web)

O Tour de France vai começar, mas se você ainda não conhece a competição não se preocupe, eis um guia completo.

O que é o Tour?

O Tour de France é uma competição de ciclismo de estrada que acontece todos os anos na região Francesa. É disputada em 21 etapas que acontecem dia após dia, cobrindo um total aproximado de 3.500 km. É comum algumas delas serem disputadas em países adjacentes como Bélgica, Itália, Espanha, Alemanha, entre outros, tornando-se assim um grande laço entre as nações.

Sua primeira edição aconteceu em 1903, tradicionalmente no mês de Julho, sendo sua rota modificada em todos os anos mas sempre em torno dos Alpes Franceses e Pirineus, e tradicionalmente termina cruzando a Champs-Élysées e o Arco do Triunfo, em Paris.
O números de equipes variam entre 20 a 22, com 09 ciclistas em cada uma e um apoio gigantesco os seguindo em todas as etapas. O grande vencedor é aquele que acumular o menor tempo ao final da competição.

O formato da competição:

No começo o tour era uma corrida de resistência pura, onde os ciclistas percorriam centenas de quilometros todos os dias sob diversas condições climáticas, e onde era proibido qualquer tipo de assistência durante a prova. Pra se ter uma idéia, alguns ciclistas dormiam na beira da estrada, e já houve episódios de ciclistas pegando carona em um trem em parte do percurso.

Hoje, o desafio é acumulado em etapas de resistência e também de contra-relógio, que este ano ganhou ainda mais espaço, e os ciclistas contam com o apoio de carros, motos e torcedores na beira das estradas para lhe fornecerem informações, alimento, água, assistência mecânica e até médica.

(Foto: reprodução web)

Camisa Amarela : É o corredor com o menor tempo individual na classificação geral. É considerado o líder do momento e, ao final do evento, é declarado como o grande campeão. Este é o prêmio mais importante no Tour de France.


Camisa de Bolinhas : É atribuída ao ciclista que acumula mais pontos nas metas de montanha, ou seja, ao melhor Escalador. As montanhas são classificadas entre categorias de HC a 04 de acordo com o grau de dificuldade da escalada e onde ela está na etapa.

Camisa Verde : Foi criada em 1953 em comemoração aos 50 anos do Tour, e é atribuída ao ciclista que acumula mais pontos nas metas volantes e nas chegadas das etapas, ou seja, o Sprintista mais rápido e que mais vezes pontuar nos sprints. Quanto mais plana for a estrada, mais pontos vale a meta.

(Foto: reprodução web)

Camisa Branca : A camisa branca tem o mesmo critério da amarela, mas é disputada pelos ciclistas mais jovens; com idade máxima de 25 anos.

Mas pra que tudo isso?

A Volta da França se tornou a competição de maior renome no ciclismo internacional e uma potência. A quantidade de equipes, mídias e recursos investidos é quase imensurável. Para se ter uma idéia, 121 canais cobrem o evento, transmitindo-o para mais de 188 países ao vivo, fazendo a audiência total do Tour ser de 3,5 bilhões todos os anos. Gerando 88 milhões de libras para a economia das cidades que estão na rota dos ciclistas e colocando 12 milhões de pessoas nas ruas para ver de perto seus competidores favoritos dando o melhor de si.

Sem dúvida alguma, o Tour de France se consagra o maior evento esportivo anual do mundo.

O Tour de France começa neste sabado dia 02 e vai até o dia 24 de julho.

(Foto: reprodução web)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.