Specialized – Antonio Olinto, Rafaela Asprino e a aventura

O mundo do cicloturismo é uma antítese ao ciclismo de competição que muitos conhecem. Enquanto tradicionalmente a vitória é dada ao mais rápido, na aventura do cicloturismo move-se devagar e aprende-se muito com todos os obstáculos do caminho.

unnamed-8

(Imagens e texto: reprodução Specialized)

Os atletas de alta performance buscam a força, velocidade e potência necessárias para vencer os oponentes, mas para Antonio Olinto, um cicloturista que a 24 anos se aventura pelo mundo, a vitória está em vencer a si mesmo enfrentando seus próprios medos, indo além de suas “próprias fronteiras”.

Olinto começou a pedalar em 1992, quando comprou uma bicicleta para “perder um pouco da barriga que acumulara” no tempo de faculdade e na vida de advogado. O exercício virou paixão, e no ano seguinte viajou para a Espanha com sua bicicleta na bagagem. Da Espanha foi para Portugal. De volta a Espanha realizou o Caminho de Santiago de Compostela. Ao final, decidiu pedalar até onde pudesse: 13 países da Europa, 01 da África, 09 da Ásia e 11 da América, retornando ao Brasil somente 3 anos e meio depois. (Qualquer semelhança com o clássico Forrest Gump não pode ser coincidência).

Foram 46.620 quilômetros pedalados, como descreve em seu livro “No Guidão da Liberdade”, e logo, Olinto não sentiu mais a necessidade de ter uma casa. Em 1998 passou a morar em um MotorHome, dedicando-se integralmente à educação de crianças do ensino fundamental sobre o uso da bicicleta segundo as novas normas de transito. Esse trabalho atingiu cerca de 60 mil crianças em quatro estados brasileiros. Desde de 2007, ele e sua companheira Rafaela Asprino são as cabeças por trás do Projeto de Cicloturismo no Brasil, que pesquisa terrenos e mapeia rotas, produz artigos e filmes para incentivar pessoas a viajar de bicicleta em várias partes de mundo, alimentando o projeto com diversas obras, guias e rotas que foram pedalados lentamente, e que conhecem como se fossem códigos em seus DNA’s.

Olinto e Rafaela certamente vivem uma aventura de cada vez, e a mais atual delas será a liderança da experiência Aventura na Specialized Brasil. Além da bússola, compasso e rotas, os novos modelos Awol equipados com bolsas Burra-Burra serão as ferramentas que mais utilizarão nesta nova jornada. Então aqueça o café, sente-se na varanda  e prepare a máquina fotográfica. Quando você menos esperar eles estarão passando a sua frente, mas não rápido demais para um lição de como a vida pode ser aproveitada segundo a segundo.

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.