Descida das Escadas de Santos chega à 15ª edição

Consagrada competição de downhill, a Descida das Escadas de Santos chega à 15ª edição no Morro do Pacheco, em Santos (SP). O evento integra o Verão Espetacular, da Rede Globo, e será transmitido ao vivo para mais de 150 países no dia 19 de fevereiro, a partir das 10h.

descida-da-escada-de-santos-marcus-cabaleiro
(Imagem: Marcus Cabaleiro)

Participam da corrida cerca de 100 pilotos de diferentes nacionalidades. Entre os favoritos estão os espanhóisJavier Guijarro e Joan Vicente Merida, o equatoriano Mario Jarrin e os brasileiros Wallace Miranda, Markolf Bertchold e Lucas Borba. Desde 2009, quando Wallace Miranda sagrou-se bicampeão da Descida das Escadas de Santos, um brasileiro não vence o desafio. “A expectativa é grande. Treinei muito e espero levar o título”, afirma Wallace Miranda, terceiro colocado em 2016.

O Morro do Pacheco, sede mundial do downhill durante a realização da Descida das Escadas de Santos, abriga uma comunidade com mais de 2 mil moradores. O circuito é bastante estreito e íngreme, exige técnica apurada dos atletas. Ao todo são 514 degraus em uma pista de 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, o que equivale a um prédio de 45 andares. Cada mínimo erro pode custar a vitória na corrida, pois não há espaço para recuperação.

descida-das-escadas-de-santos-sylvio-olivetti
(Imagem: Sylvio Olivetti)

O recorde da pista é do eslovaco Filip Polc, que encerrou a carreira de piloto em 2016, e concluiu o trajeto em 58’895’’.

“A Descida das Escadas de Santos é uma grande festa do downhill no Brasil. Abrimos espaço para participação de atletas de níveis técnicos variados. Trata-se de um incentivo à prática da modalidade, muito difundida na Europa”, declara Marcelo Coelho, presidente da Confederação Brasileira de Mountain Bike, organizador e idealizador do evento.

A Descida das Escadas de Santos, além de oferecer lazer e entretenimento à Comunidade do Pacheco, também promove uma ação social. O projeto Sou Consciente coleta resíduos sólidos recicláveis, gerando renda para o Instituto Amigos do Pacheco, ONG criada pelo evento para realizar melhorias no Morro.

descida-da-escada-de-santos-sylvio-olivetti
(Imagem: Sylvio Olivetti)

A Descida das Escadas de Santos é aberta ao público. Anualmente milhares de pessoas lotam o Morro do Pacheco para assistir à competição.

Os patrocinadores são: Gelog, Integralmédica, Porto de Santos, Riachuelo, Rexona, Lorenzetti, PRODESP, SABESP, Ecovias, Yamaha, Óleos Menu, Busca Vida  com apoio do Instituto Amigos do Pacheco, Prefeitura Municipal de Santos, Ministério do Esporte, Ministério dos Transportes, Governo do Estado de São Paulo. A idealização e organização é da CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike.

Confira a programação oficial da Descida das Escadas de Santos:

Dia 17 de fevereiro (sexta feira):
14h00 – 2 descidas sem controle de tempo*
16h30 – Término do Treino Livre
*em caso de chuva, este treino será cancelado ou reduzido para 1 descida.

Dia 18 de fevereiro (sábado):
10h00 – Início dos treinos
12h00 – Intervalo para almoço –  pista fechada
13h00 – Término do Intervalo do almoço – pista liberada
15h30 – Término do Treino Livre
16h00 – Qualify/ prova de categorias.
18h30 – Premiação das categorias

Dia 19 de fevereiro (domingo):
09h00 – 1 treino livre (10 melhores tempos masculinos), opcional
10h00 – Semifinal masculina (10) – final feminina (5)
11h00 – Final Mmasculina (5)
11h15 – Premiação

Mais informações no site: http://www.descidadasescadasdesantos.com.br

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.