Mavic aplica padrão UST (Tubeless) na sua linha de rodas e pneus

 

Quando as bicicletas de mtb adotaram o tubeless, o padrão primário era UST. A promessa era uma interface de borda e pneu padronizada e pneus que, essencialmente, travariam no lugar e manteriam o ar sem selanete. Embora funcionasse, muitas marcas acabaram usando um design não-padrão “sem câmara” que era muito mais leve, mas exigia selante e tinha grandes variações entre os perfis da borda, as contas dos pneus e as habilidades para segurar o ar por conta própria.

Agora, no entanto, a Mavic está padronizando as coisas e fazendo isso grande, trazendo praticamente todos os seus sistemas de rodas e pneus para a dobra da UST. O novo padrão promete fácil instalação e inflação, melhor desempenho e segurança …

O UST funciona criando uma forma e tamanho de gancho de talão definidos, em seguida, combinando a forma de talão do pneu para ele. Isso permite que o gancho do pneu fique lá, mesmo com pressão de ar extremamente baixa ou sem pressão. Então, onde algumas configurações de tubeless correm o risco de perder o pneu se você tiver uma explosão repentina, a UST não deve representar o mesmo risco de segurança. Com o pneu preso na borda, mesmo quando vazio.

Outros benefícios do sistema incluem menor resistência ao rolamento e melhor aderência. Nos testes da Mavic, eles relataram uma redução de 15% com a mesma pressão do pneu. Mesmo quando reduz a pressão dos pneus em 15psi, ainda mostrava uma melhoria de 5% na resistência ao rolamento, ao mesmo tempo mais confortável.

Este sistema também economiza peso. Apesar do pneu UST pesando cerca de 45g mais do que a versão não-UST, seu sistema de roda / pneu UST com selante vem em 40g mais leve do que um pneu com câmara. E com as bordas perfuradas FORE, que não quebram a superfície da cama da borda para inserir os niples dos raios e nem precisa de fita adesiva.

Os novos pneus Ykion Pro UST da Mavic usam um talão de Kevlar, são mais flexíveis do que os de carbono, tornando-os mais fáceis de instalar e remover. Eles também conseguem um novo composto de borracha chamado 11Storm que, dizem eles, é uma boa mistura de aderência e menor resistência ao rolamento. Eles estarão disponíveis em largura de 25mm e 28mm.

Modelos de rodas e pneus que receberão a tecnologia

-Comete Pro Carbon SL Disc
-Comete Pro Carbon SL
-Cosmic Pro Carbon SL Disc
-Cosmic Pro Carbon SL
-Cosmic Elite Disc
-Cosmic Elite
-Ksyrium Pro Carbon SL Disc
-Ksyrium Pro Carbon SL
-Ksyrium Pro Disc
-Ksyrium Pro
-Ksyrium Elite Disc
-Ksyrium Elite
-Allroad Pro Disc
-Allroad Elite Disc
-Allroad Elite RB
-Open Pro Disc
-Open Pro
-Yksion Pro UST

Tecnicamente, o sistema não exige que o selante mantenha o ar, mas a Mavic recomenda adicionar cerca de 30g de selante por pneu como proteção contra furos. Eles dizem que os novos padrões RoadUNWless Road Nortem estão sendo aprovados pelo ISO e ETRTO, que definem os projetos e os diâmetros do contorno da borda. Ao usar um padrão ETRTO para definir a UST para a estrada, eles estão abrindo a porta para que outros sigam o exemplo e criem um ecossistema de rodas e pneus compatíveis. E seus pneus são fabricados pela Hutchinson, então talvez também veremos os pneus UST deles em breve. A Mavic ajudou a criar o padrão MTT da UST em 1999, junto com a Hutchinson e a Michelin, e por um tempo essas empresas e Shimano estavam trabalhando para criar um padrão de estrada UST antes de abandonar o processo em 2005. Avanço rápido e novos processos de fabricação e um interesse crescente na estrada sem câmara e o padrão agora está configurado.

1 comentário em “Mavic aplica padrão UST (Tubeless) na sua linha de rodas e pneus”

  1. Pingback: Novidades da Mavic na linha estrada para 2018 – Bike aos pedaços

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.