André Cardoso suspenso do tour da frança por suspeita de doping

André Cardoso capa

A Trek-Segafredo já reagiu, anunciando que, “seguindo sua política de tolerância zero”, suspendeu o português de forma imediata. Português iria participar no Tour.

A UCI (União Ciclista Internacional) anunciou esta terça-feira que o ciclista português André Cardoso, da equipa Trek-Segafredo, acusou positivo num teste de antidoping, fora de competição feito a 18 de junho. O atleta, que participaria no Tour, foi suspenso de forma preventiva.

André Cardoso terá direito a uma contra-análise. De acordo com a UCI, a substância detetada foi EPO (eritropoietina).

A argumentação de André Cardoso publicou a seguinte mensagem nas redes sociais:

“Recebi hoje a notificação da UCI que a minha amostra A, proveniente de um teste de urina recolhida na minha casa em 18 de junho, deu resultado positivo por eritropoetina (EPO). Solicitei à UCI que a minha amostra B fosse testada logo que possível.

Ter a oportunidade de estar ao mais alto nível do ciclismo profissional é a maior honra que poderia esperar e estava ansioso para poder fazer o meu melhor pela minha equipa no Tour.

Acredito no “desporto limpo” e a minha conduta foi sempre de “atleta limpo”, mas percebo que esta notícia coloca uma nuvem negra, não apenas sobre mim, mas também sobre o nosso desporto e sobre a minha equipa, colegas e staff. Antes de mais nada, estas pessoas são meus amigos e colegas, por quem eu tenho um respeito ilimitado e em circunstância alguma iria fazer algo que poderia os colocar a eles, às suas famílias ou às suas reputações em risco.

Estou plenamente consciente de que sou presumido culpado, mas é importante para mim dizer que estou devastado com esta notícia e queria afirmar que nunca tomei quaisquer substâncias ilegais. Eu próprio vi diretamente, ao longo da minha carreira, os efeitos terríveis que as substâncias dopantes tiveram sobre o nosso desporto, e nunca iria querer ser parte disso. Sempre tentei ser uma influência construtiva no pelotão e nos jovens aspirantes a ciclistas. Tenho a grande esperança que a amostra B dará resultado negativo, ilibando-me de qualquer infração.

Até lá, espero que aqueles que me conhecem confiem em mim quando digo que estou inocente e que os meus colegas e fãs do ciclismo em todo o lado não me julguem demasiado rapidamente neste momento tão difícil.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.