Vídeo | Portela chega a 180km/h em teste para quebrar o recorde mundial

Evandro Portela deu mais um passo em direção a quebra recorde mundial de velocidade. O ciclista atingiu a velocidade de 184km/h num teste no inicio do mês de julho. A meta do paranaense é estabelecer um inédito recorde mundial de 200km/h e homologá-lo no Guinness, o Livro dos Recordes. A tentativa de estabelecimento do recorde está marcada para o dia 26 de novembro, em Curitiba-PR.

evandro-portela-recorde-180km (1)

No vácuo de um Subaru WRX com 400 cavalos de potência Portela, ele atingiu seu novo recorde pessoal com uma Trek equipada com uma relação de coroa de 100 dentes x pinhão de 11 dentes. “O velocímetro do carro marcou 184km/h e o GPS Garmin registrou 180km/h. A meta era alcançar uma velocidade entre 175 e 180km/h”, conta.

Em setembro, Portela fará outra tomada de tempo, na qual pretende chegar aos 190km/h.

“Na próxima tomada de tempo vou aumentar o peso da bike em 4kg e usar um pinhão traseiro com 10 dentes”, explica Portela, que usa um câmbio traseiro de cinco velocidades. “Na próxima tentativa vou saber se passo ou não dos 200km/h. “A minha meta é de chegar a um pouco mais de 200kmh. Desta vez, cheguei a 180km/h, mesmo lutando com um vento contra de 16km/h.”

evandro-portela-recorde-180km (2)

Com a relação coroa com 100 dentes e cassete com 10 a bike tem um andamento 27 metros, asim a cada volta do pedivela a bicicleta percorre 27 metros.

Para chegar nos 180km/h, Portela e sua equipe fizeram algumas modificações na carenagem traseira do carro que faz o vácuo. A carenagem foi encurtada e agora protege apenas metade da roda traseira.

“Fico mais exposto ao vento. Até 150km/h é tranquilo, mas acima disso tenho que ficar imóvel com a cabeça. Qualquer olhadinha de lado já quebra o fluxo de vento e me afasto do carro. Aí tenho que fazer força tudo de novo para me aproximar”, conta.

evandro-portela-recorde-180km (3)

O trocador de marchas fica na ponta da curva do guidão, assim o ciclista se mexe o menos possível e não quebra o fluxo de ar. O carro também ganhou uma saia na traseira para diminuir a turbulência que vem por baixo do carro.

“O vento atrás é brutal. Dois palmos para trás do para-choque traseiro do carro já é cruel”, conta.

Veja o vídeo:

2 comentários em “Vídeo | Portela chega a 180km/h em teste para quebrar o recorde mundial”

  1. Pingback: Evandro Portela bate recorde mundial de velocidade e chega a 202 km/h – Bike aos pedaços

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.