Holanda inaugura maior estacionamento de bicicleta do mundo

Além das flores, a Holanda fica cada vez mais famosa pelas bicicletas. Com cerca de 1,3 bicicletas por habitante, o meio de transporte tem se tornado um patrimônio do país – o que parece estimular cidades a investir cada vez mais nos ciclistas. É o caso de Utrecht, cidade que acaba de inaugurar o maior estacionamento para bicicletas do mundo.

Localizado na estação central, o estacionamento que tem 17,1 mil m², atualmente armazena 6.000 bicicletas e visa ter outras 6.500 no final de 2018, está causando polêmica na cidade – e por um motivo bastante inusitado: os “descontentes” acreditam que o estacionamento não é grande o suficiente.

Pesquisas mostram que, se há cinco anos 40% das viagens menores do que 7,5 km eram feitas de bicicleta, hoje já são 43% o que, para  líderes de movimentos pró ciclistas, prova que as vagas criadas pelo governo de Utrecht não serão suficiente para atender a demanda.

De qualquer forma, para os que conseguirem usar as vagas, basta entrar com sua bicicleta pela rampa e estacionar. As primeiras 24 h são gratuitas, já para deixar a bicicleta por mais tempo são cobrados R€ 1,25 por dia.

Com as 12,500 vagas o estacionamento holandês deve tirar o título de maior do mundo da estação de metro de Kasai, em Tóquio.

Estacionamento-bike-holanda (1)Estacionamento-bike-holanda (2)Estacionamento-bike-holanda (3)Estacionamento-bike-holanda (4)Estacionamento-bike-holanda (5)Estacionamento-bike-holanda (6)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.