Vídeo | Trek – Dica como ensinar uma criança a pedalar

Comemorando o Dia das Crianças achei legal compartilhar esse vídeo.

A Trek preparou um vídeo muito legal que serve de guia para os pais que desejam ensinar os filhos nas primeiras pedaladas. O vídeo esta em inglês mas tem legendas em português, além disso abaixo tem o texto corrido para facilitar mais.

 

  • Passo 1 – Prepare a bicicletaRemova as rodinhas laterais. Remova também os pedais, assim a criança pode focar apenas no equilíbrio. Abaixe a altura do selim se necessário. Um selim mais baixo dá mais confiança.
  • Passo 2 – AndeCom o selim mais baixo e sem os pedais a criança está pronta para sentar sobre o selim e impulsionar a bike com as próprias pernas. A ideia é ir ganhando equilíbrio e controle. O lugar do aprendizado é importante. Se a bicicleta for do tipo de freio contrapedal (sem os manetes de freio no guidão) o terreno deve ser absolutamente plano. Amplos gramados, parques ou grandes áreas sem pavimento são perfeitas e não machucam nas eventuais quedas que fazem parte do aprendizado. Quanto mais rápido a criança impulsionar a bicicleta, mais fácil será o equilíbrio. Quando o equilíbrio evoluir e a criança parecer confortável sobre a bicicleta é hora de recolocar os pedais.
  • Passo 3 – Hora de pedalarCom os pedais devidamente instalados é hora da criança pedalar de verdade. Isto demanda tempo e paciência. Esteja pronto (a) para pequenos tombos. Empurre a criança de leve e encoraje-a a pedalar enquanto você a empurra. Quanto mais rápido, mais fácil o equilíbrio. De maneira natural a criança vai ganhando confiança até que em determinando momento ela domina o equilíbrio e os movimentos necessários para mantê-lo.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.