Dicas para se proteger do sol ao pedalar

Pedal no sol

Conheça os fatores de proteção

O fator de proteção solar representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo, se sua pele leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (no caso, 75 minutos). O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre os efeitos solares após sete minutos, protege por 105 minutos. Mas, cuidado. Isso não quer dizer que o FPS 60 seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, mas sim que ele protege por quatro vezes mais tempo!

Passe o protetor solar antes de sair

O protetor solar de fato protege, mas precisamos aplica-lo antes e durante a exposição ao sol. O melhor é aplicar pelo menos 30 minutos antes de sair, principalmente quem tem pele muito clara.

 

Produtos próprios para esporte

Os cremes e pastas pode muitas vezes atrapalhar quem pratica esportes, pois pode ficar grudento e desconfortável. Prefira as versões em spray ou aerossol.

Reaplique o protetor a cada hora

Reaplique o protetor, não há protetor que proteja por muitas horas ainda mais com suor, as verões esportivas ajudam. A cada hora, reaplique para garantir a proteção adequada.

Mude a hora do seu treino

Reduza as horas de treino sob o sol e procure pedalar em horários com sol mais ameno, até 9h e 16h em diante.

Se cubra sem se abafar

Manguitos de verão, calças, luvas, óculos, viseira no capacete podem ajudar. Uma dica legal é usar tecidos com proteção, o dry fit pode ajudar pois não causam calor excessivo e seca rapído o suor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.