Como fica seu corpo com bebidas alcoólicas após um pedal pesado

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Nem precisa ser PhD para saber que ciclistas curtem uma cervejinha depois de um treino mais longo. O fato é que uma cerveja ou duas depois de um pedal forte ou uma prova provavelmente não é algo que vai detonar sua recuperação nem os ganhos do treino, mas existem boas razões pra maneirar.

Seu fígado já foi bem requisitado para dar conta do recado:

Por ser o órgão responsável por fazer a faxina de todos os resíduos metabólicos depois de uma suadeira, o fígado continua acelerado bem depois de você ter parado a bike, e aí você manda para o fígado uma dose de álcool para metabolizar, enquanto ele ainda está ocupado tentando dar conta de todo o lactato.

A explicação é que o consumo de álcool parece atrasar o processo padrão de recuperação pós-exercício do fígado. Em vez de quebrar o lactato e transformá-lo em glicose, para recuperar os estoques de glicogênio do corpo, seu fígado fica ocupado produzindo enzimas para quebrar o álcool e limpar os resíduos tóxicos dele.

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Seus músculos não conseguem se recuperar direito:

Treinos pesados rompem as fibras musculares. Uma boa recuperação, assim como comida de boa qualidade nutricional, fluidos para reidratar e descanso, ajudam a deixá-los mais fortes são necessários. Se você colocar muito álcool nessa equação, há uma interferência no processo. Quando você consome álcool, especialmente em altas doses, seu corpo não consegue ser eficiente em produzir novas proteínas, para reparação e construção muscular, mesmo se você consumir proteína simultaneamente.

Você vai estar menos forte no próximo treino:

Beber muito depois de um pedal forte vai fazer você menos forte nos pedais seguintes. Pesquisas indicam que o álcool potencializa a perda de força que seus músculos sofrem depois de exercício extenuante. Isso provavelmente acontece por causa das taxas reduzidas de síntese de proteína muscular, o que também reduz a recuperação.

Você não fica hidratado:

Desidratação reduz seu volume de plasma no sangue, o que sobrecarrega seu sistema cardiovascular e dificulta o bom funcionamento dos órgãos. Hidratação é fundamental para uma recuperação completa, e o álcool desidrata em vez de ajudar.

Olha a dica: Há indícios de que bebidas com alta porcentagem de álcool, como uma cerveja IPA, podem reduzir a reidratação, principalmente por causa do efeito diurético do álcool. Por outro lado, uma bebida com porcentagem de álcool mais baixa, como uma cerveja light, pode não ser tão prejudicial.

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Tenha bom senso para aproveitar os dois:

Às vezes nem é o consumo de álcool sozinho que prejudica a recuperação, mas a nutrição toda errada que acaba vindo junto, sem carboidratos de qualidade para recuperar os estoques de glicogênio, sem proteínas para ajudar na síntese de proteína muscular. Antes de ir para o bar, tome um recovery drink ou um lanche mais saudável. Assim você garante os nutrientes que seu corpo precisa, antes das rodadas de cerveja com a turma.

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