Cane Creek lança pedivela com 400g feito em titanium

A ideia persistiu, e agora que a Cane Creek gerencia os freios e outros projetos da eeCycleworks, o projeto foi reavivado mais uma vez, para que não sabe nos anos 90 a Sweetwings, um pedivela de aço oco que veio com partes iguais de peso leve, tinha problemas de confiabilidade.  Mas como eram leves todos os queriam, mas mesmo assim foram desapareceram. Então o fundador da eeCycleworks (e designer original da Sweetwings) Craig Edwards reiniciou o nome, mostrou um protótipo e fez um extenso trabalho de desenvolvimento, e então até mesmo ele abandonou o projeto.

Agora, depois de muitas iterações e anos de trabalho, os novíssimos Cane Creek eeWings estão de volta…

Os novos eeWings são de titânio completo, oferecendo pouco peso para combinar com o carbono, mas em um pacote mais rígido e durável que seu antecessor. Pesando uns 400g a Cane Creek diz que eles são 20-30% mais mais rígidos que pedivelas em carbono premium. Quanto à durabilidade, eles estão oferecendo uma garantia de 10 anos, inclusive no abuso que o mountain bike agressivo pode fazer.

“Ao longo de uma pilotagem agressiva, você invariavelmente bate o pedivela contra rochas e outras coisas nas trilhas que causam danos estruturais nos pedivelas em carbono e podem levar a quebrar”, disse Sam Anderson, gerente de produto da Cane Creek.

“O titânio resiste a esses impactos para que os eeWings possam suportar muito mais abusos do que outros pedivelas de ponta e não acabem estruturalmente comprometidos ou quebrados. Ao mesmo tempo, eles são incrivelmente rígidos, então a energia que você coloca em cada pedalada é melhor transferida para a roda traseira”, complementa Anderson.

E, sim, eles são destinados exclusivamente para bicicletas de montanha, do XC ao enduro. O comprimento e o design do braço são feitos para os padrões de mountain bike. Mas há uma boa chance de que isso seja apenas o começo e que vejamos opções de ciclocross e estrada no futuro.

Os eeWings tem 30 mm, feitos para encaixar nos movimentos centrais BSA73mm, PF92 / PF89.5, 392EVO, além de PF30 e BB30 com configurações de movimento central com rolamentos externos. O peso é mais impressionante, considerando que eles fizeram um anel de pré-carga de liga CNC, aprimorando as peças plásticas encontradas em outros pedivelas.

O eixo central é uma peça usinada, então o braço acionado é soldado a ele. O braço de acionamento é preso por um parafuso e utiliza uma interface dentada (semelhante às manivelas Campagnolo) para travá-lo no lugar.

O acabamento é escovado simples para manter o cinza original do titânio. O logotipo é gravado.

“Quando nos propusemos a fazer um pedivela sabíamos que queríamos criar algo que realmente empurrasse os limites e merecesse a designação ee”, disse Brent Graves, presidente e CEO da Cane Creek. “Isso significava não usar nada além dos melhores materiais, independentemente do custo, e nos manter com os mais altos padrões de teste e design. Fizemos essas coisas e isso resultou em um produto verdadeiramente excepcional do qual estamos muito orgulhosos.”

No varejo o é preço é US $ 999 para o pedivela, vendido sem coroas. Eles usam a interface de montagem direta SRAM, o que significa muitas opções de pós-venda para coroas redondas e ovais da SRAM, OneUp, Wolftooth Components, AbsoluteBlack e outros.

Especificações eeWings

Peso: 400 gramas
Materiais: Grau 9 Ti-3Al-2.5V titânio (braços do pedivela), Grau 5 Titânio Ti-6Al-4V (no eixo / interface de roda dentada, inserções de pedal), 7075 T-6 Alumínio (montagem de pré-carga)
Largura do eixo de 98mm
Compatibilidade com BB: somente eixos de 30 mm; BSA73mm, PF92, PF89.5, BB30 (somente rolamento externo), PF30 (somente rolamento externo), 392EVO.
Fator Q de 176 mm (o mesmo que Shimano XT)
Compatibilidade de encadeamento: Compatível com as correntes X-SYNC
Comprimento: Disponível em 170 mm e 175 mm
Garantia: garantia limitada de 10 anos

Os novos eeWings da Cane Creek estarão em exibição no Sea Otter Classic, e estarão disponíveis para venda através dos distribuidores da Cane Creek e em seu site a partir do final de abril de 2018.

Com informações de Cane Creek

cane-creek-eeWings-titanium-crankset-like-sweetwings (1)cane-creek-eeWings-titanium-crankset-like-sweetwings (3)cane-creek-eeWings-titanium-crankset-like-sweetwings (4)cane-creek-eeWings-titanium-crankset-like-sweetwings (6)cane-creek-eeWings-titanium-crankset-like-sweetwings (7)cane-creek-eeWings-titanium-crankset-like-sweetwings (2)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.