Botão de PlayStation vira controle de SRAM e Di2

Com vontade de aprender mais, conversamos com Tyler para descobrir como, mas mais importante, por que, ele decidiu fazer essa alavanca personalizada única.

O que te inspirou a usar os botões da PlayStation nos shifters?
O botão original e a caixa do Shimano Climber shifter são extremamente volumosos e fixados à bicicleta com fita lacre (zip tie), o que sempre me incomodou.

Se você remover o invólucro do botão, o interruptor real dentro do invólucro é muito pequeno. Isso abre um campo de possibilidades e me fez pensar em outras maneiras pelas quais a mudança poderia ser usada.

Com a caixa do botão removida, eu tive que descobrir quais botões tinham o tamanho e o perfil corretos de altura que eu estava procurando. O que é melhor do que os botões de um antigo controle quebrado do PlayStation que eu tinha na casa? Eu os separara quando criança e sabia que não seria difícil tirar os botões…

Como exatamente você fez os trocadores?

Para começar, eu removi o interruptor da alavanca de câmbio Di2 da carcaça original. Em seguida, removi as partes internas de um conjunto de alavancas de 10 velocidades da SRAM que eu tinha colocado em volta.

Depois de verificar o ajuste, comecei a experimentar como montar os botões no interruptor.

Há molas que se encaixam no interruptor e, com os botões tão pequenos, eu queria usá-los para garantir uma boa sensação. A mola rosqueada em uma porca M5 fica perfeitamente, então eu usei um epóxi de duas partes para ligar a porca a uma placa de carbono, na qual eu iria montar o botão.

Com um pouco de moagem, uma porca M5 também se encaixa perfeitamente no botão PlayStation, então eu os pressionei para dar uma superfície sólida para montar o botão na placa de carbono.

Depois de montar os botões, tive que encontrar uma maneira de estabilizá-los. Eu decidi cortar o alojamento do botão no controle e usar para caber no shifter.

Consegui usar um dos parafusos originais para prender o invólucro do botão ao controlador.

Nas capas originais, usei uma faca para fazer furos dos botões, mas não fiquei satisfeito com a estética dos furos. Assim eu retifiquei um de eixo de 20mm, de forma que este corte a capa, isso produziu um corte de aparência de fábrica com o qual fiquei muito satisfeito.

Por que você escolheu essa mistura de componentes – por exemplo, por que a SRAM freia com Shimano?

Este projeto começou como um louco “e se”, com base nas partes que eu tinha por aí. Muitas pessoas rejeitaram a ideia de que eu não tinha escolha a não ser fazer isso acontecer.

Eu havia estripado as alavancas SRAM várias vezes antes para configurações de 1x ou velocidade única e sabia que com as partes internas removidas, havia muito espaço para trabalhar.

Eu também tinha separado o Shimano para outros projetos e tive a sensação de que eu poderia encaixar um em uma alavanca SRAM. O fato de que é um paradoxo completo só acontece de ser engraçado mesmo.

Com informações de BR

2 comentários em “Botão de PlayStation vira controle de SRAM e Di2”

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.