Teresina-PI vai sediar o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Master 2018

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Master e Sub-30 2018 será realizado entre os dias 27 e 29 de julho, na cidade de Teresina, no Piauí. A competição espera reunir mais de 500 ciclistas de várias partes do país distribuídos em onze categorias oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

As disputas são divididas em provas de contrarrelógio individual e resistência. Em algumas categorias, o percurso supera os 100 quilômetros de extensão, exigindo muito preparo físico dos competidores. Além do título nacional, os primeiros colocados de cada categoria também somam pontos no ranking brasileiro.

Na corrida contrarrelógio, na sexta, a concentração acontece no viaduto do Rodoanel da BR-343, sentido Fortaleza-CE. Já para as provas de resistência, no sábado e domingo, o palco das disputas será o Complexo Turístico da Ponte Estaiada, zona leste da cidade de Teresina.

O ciclista gaúcho Darmes Labatut, 66 anos, multimedalhista brasileiro e pan-americano, é um dos principais nomes com presença marcada na competição. Natural de Farroupilha, Labatut é figura marcante nos campeonatos, sempre muito dedicado, pretende defender o atual título de contrarrelógio e buscar o pódio também na resistência.

“Ano passado não consegui ir muito bem na resistência, mas nem sempre conseguimos sair com a vitória. Fiquei muito feliz por ter conquistado o título no contrarrelógio, que é uma prova que gosto bastante de fazer e este ano vamos ver como as coisas vão acontecer. Espero mais uma vez estar representando o meu estado no pódio”, declarou Labatut.

Entre as mulheres, a potiguar Miriam Araujo de Lima, 40 anos, dominou a prova de resistência no ano passado e pretende agora repetir o bom resultado em Teresina.

“Brasileiro é sempre uma prova muito concorrida. Espero conseguir defender o título e sair mais uma vez com uma medalha. O calor tradicional da cidade vai acabar exigindo uma ótima hidratação e preparação de todos, mas estou confiante”, destacou Miriam.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas através do site confederação até o dia 17 de julho [SISTEMA DE INSCRIÇÃO]. Os atletas que forem participar das provas de Contrarrelógio e Resistência, deverão confirmar suas inscrições nas duas provas. No dia da retirada de Kits, o ciclista deverá estar portando o comprovante de pagamento, que poderá ser exigido pela organização.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Master e Sub-30 2018 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Piauí (FCP), com apoio da Audax Bicicletas, e Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico (SEMDEC).

Campeões de 2017
(Prova de Contrarrelógio / Resistência)
Categoria Master A1 (30-34 anos) – Fabricio Fonseca / Leonardo de Mattos
Master A2 (35-39 anos) – Eder Amorin / Peter Lemke
Master B1 (40-44 anos) – Leonardo Aranha / Rafael Rosa
Master B2 (45-49 anos) – Roniberto Scomparim / Márcio Machado
Master C1 (50-54 anos) – Paulo Menezes / Evanio Zimmermann
Master C2 (55-59 anos) – Fernando Garcia / Jairo Magoga
Master D (60 anos +) – Darmes Labatut / Ricardo Venturelli
Sub-30 – João Matheus / Douglas Amaral
Master A feminino (30-39 anos) – Tatiana Caetano / Miriam Araujo
Master B feminino (40-49 anos) – Cristiane Duque / Cristiane Duque

Programação
Dia 26/07 (Quinta-Feira)
Entrega dos kits: Das 14h as 16h30, local a definir.
Congresso Técnico: 17h. Local a definir

A retirada de kit para a prova de CRI é obrigatória neste horário. Atletas que não retirarem seu KIT terão seu nome retirado da ordem de largada da prova CRI.

Importante: O gabarito para aferição de bicicletas estará montado e haverá um comissário disponível para passar orientações com relação às medidas durante a entrega dos kits.

Dia 27/07 (Sexta-Feira) – Prova de Contrarrelógio:

Concentração: A partir das 6h no Viaduto do Rodoanel da BR-343
Início das aferições oficiais das bikes: 6h na arena do evento
Largada do primeiro atleta: 7h
Cerimônia de premiação: Logo após o término da prova

Dia 28/07 (Sábado) – Prova de Resistência:

Concentração: A partir das 6h no Complexo Turístico Ponte Estaiada
Encerramento da Súmula: 6h45
Largada: 7h
1ª Bateria: Sub-30 / Máster B2 / Veterano
2ª Bateria: Máster A2 / Máster C2
Cerimônia de premiação: Logo após o término da prova

Dia 29 (Domingo) Prova de Resistência:

Concentração: A partir das 6h no Complexo Turístico Ponte Estaiada
Encerramento da Súmula: 6h45
Largada: 7h
1ª Bateria: Máster A1 / Máster C1
2ª Bateria: Máster B1 / Feminino
Cerimônia de premiação: Logo após o término da prova

Com informações de CBC

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.