Entenda o que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) localizado no joelho

Levando em conta meu passado esportivo agravado por muitas lesões nos joelhos e 6 cirurgias, sendo duas vezes ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, 2 meniscos no joelho esquerdo e 2 meniscos no joelho direito. Muitas pessoas não entendem a importância de preservar os joelhos ao longo da vida esportiva, encerrando precocemente as atividades e sofrendo com dores e instabilidades ao longo da vida sedentária.

Ligamentos do Joelho.png

O que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma estrutura anatômica, tipo um “cordão”, que fica dentro do joelho conectando o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna) e que tem por função principal estabilizar o joelho no sentido da rotação.

Qual a função do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? A principal função deste ligamento é promover uma estabilidade rotacional ao joelho, preservando assim suas estruturas internas, como meniscos e cartilagens.

Na prática, quando o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é solicitado? Quando as pessoas fazem atividades que solicitam a rotação, como no momento em que
saem do carro, que têm que colocar o pé no chão e girar o corpo sobre o joelho. Quem apresenta a lesão deste ligamento muitas vezes não consegue fazer movimentos simples como esse, ou mesmo exercícios que demandam troca de direção, como o futebol, handebol, tênis, esqui e etc. Com o aumento do nível dos esportes nos dias de hoje, o número de pessoas com lesão desse ligamento tem aumentado a cada ano.

Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

4 comentários em “Entenda o que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) localizado no joelho”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.