Entenda o que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) localizado no joelho

Levando em conta meu passado esportivo agravado por muitas lesões nos joelhos e 6 cirurgias, sendo duas vezes ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, 2 meniscos no joelho esquerdo e 2 meniscos no joelho direito. Muitas pessoas não entendem a importância de preservar os joelhos ao longo da vida esportiva, encerrando precocemente as atividades e sofrendo com dores e instabilidades ao longo da vida sedentária.

Ligamentos do Joelho.png

O que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma estrutura anatômica, tipo um “cordão”, que fica dentro do joelho conectando o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna) e que tem por função principal estabilizar o joelho no sentido da rotação.

Qual a função do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? A principal função deste ligamento é promover uma estabilidade rotacional ao joelho, preservando assim suas estruturas internas, como meniscos e cartilagens.

Na prática, quando o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é solicitado? Quando as pessoas fazem atividades que solicitam a rotação, como no momento em que
saem do carro, que têm que colocar o pé no chão e girar o corpo sobre o joelho. Quem apresenta a lesão deste ligamento muitas vezes não consegue fazer movimentos simples como esse, ou mesmo exercícios que demandam troca de direção, como o futebol, handebol, tênis, esqui e etc. Com o aumento do nível dos esportes nos dias de hoje, o número de pessoas com lesão desse ligamento tem aumentado a cada ano.

Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

4 comentários em “Entenda o que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) localizado no joelho”

  1. Obrigado, ficamos contente que tenha gostado. “Como podemos evitar problemas de ligamento?” Será um assunto para outro post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.