Como cuidar dos joelhos e prevenir lesões nas atividades físicas

Se for praticar exercícios físicos é importante ter o acompanhamento de um profissional para indicar as atividades físicas de acordo com as suas características. É importante não sobrecarregar o joelho durante os exercícios.

Uma boa rotina de exercícios que fortalecem a musculatura pode ser uma forma de prevenir as lesões no joelho.

Na musculação, é indispensável a orientação profissional durante todo o treino. É preciso prestar atenção para não sobrecarregar a perna com uma carga muito pesada. Movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalo durante as séries pode causar diversos problemas no joelho. Os mais comuns são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos. Também é importante ter cuidado com exercícios de agachamento com as duas pernas, os quais podem forçar o ligamento, os meniscos e os tendões e a pessoa pode desenvolver tendinopatias, uma inflamação nos tendões, degeneração na cartilagem e nos meniscos. A cadeira extensora pode pressionar a cartilagem e também influenciar no processo de degeneração. Os exercícios para glúteos e músculos posteriores das coxas podem ajudar na manutenção do equilíbrio dinâmico.

As lesões no joelho também são muito comuns no meio esportivo. Atletas das modalidades que possuem corridas e saltos geralmente se queixam de dores em algum estágio de suas vidas competitivas e, muitas vezes, precisam abandonar o esporte devido a essas lesões. Dentre os esportes que oferecem maior risco de lesões estão futebol, tênis e vôlei.

No meio esportivo, a lesão mais comum é causada pela mudança brusca de direção, Nesse movimento, o joelho sofre uma torção e os ligamentos podem se romper. Depois de rompidos, os ligamentos só são recuperados com enxerto, pois não podem ser costurado como a pele.

Faça uso de compressas de gelo

As compressas devem ser realizadas na parte da frente do joelho, a chamada face anterior, por 30 minutos, quatro vezes por dia é o recomendado.

Evite fazer movimentos bruscos

Nessa fase de repouso, não faça qualquer movimento que force muito o joelho. Se a dor persistir consulte o seu fisioterapeuta ou médico.

Joelho

Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

2 comentários em “Como cuidar dos joelhos e prevenir lesões nas atividades físicas”

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