Olimpíadas Tóquio 2020 – UCI aprova percurso do ciclismo de estrada

A UCI publicou as rotas oficiais para a prova de ciclismo de estrada nas olimpíadas de Tóquio 2020.

Rumores da inclusão do Monte Fuji foram confirmados – mas as encostas mais baixas da montanha mais alta do Japão serão apenas um marco antes de os pilotos atacarem o Mikuni Pass a 30 quilômetros do final.

A corrida das mulheres, infelizmente, não oferece nenhum espetáculo com as principais subidas removidas em uma rota significativamente mais curta.

Olimpíadas Tóquio 2020 - UCI aprova percurso do ciclismo de estrada (1).png

Ambas as corridas partem do Parque Musashinonomori, com uma zona neutra de 10 km antes de seguir para o oeste através do Passo de Kagosaka, passando por Kanagawa, Yamanashi e Shizuoka.

A corrida masculina – com 4865 metros de escalada acumulada – então segue para o “Circuito do Monte Fuji”, onde os ciclistas enfrentam as encostas mais baixas do monte.
De volta, eles passarão pelo espetacular Lago Yamanakako, usando rotas populares de ciclismo.
Ao entrar na pista de corridas da Fuji International Speedway, que será a final, os pilotos completarão uma volta rápida antes de passar para a seção Mikuni Pass. A subida de 6,8 km tem uma média de 10,2%, com seções de 12,6% a caminho do pico de 1159 metros.

O próximo passo lógico é uma longa descida, que é seguida por um terreno relativamente plano antes dos pilotos baterem no circuito do Speedway pela terceira e última vez.

A corrida das mulheres ignora muitos dos detalhes sensacionais dos homens – não há escalada do Monte Fuji e o Mikuni Pass também está excluído.

Olimpíadas Tóquio 2020 - UCI aprova percurso do ciclismo de estrada (3).png

O circuito de 137 km ainda contém um notável grau de elevação – com 2692 metros de subida.

Perfil de rota de corrida de estrada olímpica de Tóquio 2020

Olimpíadas Tóquio 2020 - UCI aprova percurso do ciclismo de estrada (2).png

Os ciclistas começam na área metropolitana do Japão, subindo a Doushi Road e o Kagosaka Pass. O pelotão então desce para o Fuji International Speedway, completando uma volta antes do final.

Olimpíadas Tóquio 2020 - UCI aprova percurso do ciclismo de estrada (4).png

A discrepância do curso não é diferente daquela das rotas do Campeonato Mundial de Estrada da UCI, onde as mulheres pularam a subida brutal de acabamento em Innsbruck-Tirol, na Áustria.

Nas Olimpíadas de 2016, no Rio, as mulheres percorreram 136km, comparados aos 236km dos homens. No entanto, tanto homens quanto mulheres usavam os mesmos circuitos – o segundo deles continha uma difícil subida de duas partes e uma ascendência altamente técnica.
Os homens completaram três voltas para a volta de uma mulher – a corrida de mulheres mais curta, se é que cria um espetáculo mais explosivo e emocionante, antes de um flat de 9,6 km ao longo da praia de Copacabana.

Olimpíadas Tóquio 2020 - UCI aprova percurso do ciclismo de estrada (2).jpg

As temperaturas podem ter um papel em ditar quem brilha na corrida, com as máximas médias de julho e agosto entre 29 e 31 ° c.

Yoshiro Mori, presidente da Tokyo 2020, comentou: “Ao todo, será um curso imponente que oferecerá cada vez mais emoção à medida que avança, com as mudanças de elevação proporcionando alguns dos desafios mais assustadores dos jogos recentes.”

David Lappartient, presidente da UCI, comentou: “Um título olímpico é uma meta importante para qualquer atleta de elite, e os desafiadores e espetaculares percursos de corrida de estrada em Tóquio 2020 proporcionarão um verdadeiro teste para os melhores ciclistas do mundo”.

Thomas Rohregger, ex-ciclista olímpico e consultor técnico da UCI, declarou: “O Comitê Organizador local e a UCI escolheram cursos espetaculares que se adequarão perfeitamente ao formato olímpico.

“Será difícil controlar a corrida e isso permitirá muitos ataques e agressões nos primeiros estágios das corridas. As distâncias e o ganho de elevação exigirão que os pilotos tomem decisões táticas perfeitas se quiserem ganhar medalhas olímpicas. ”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.