A comunicação entre o Treinador e o Atleta

O treinador é um líder que visa levar o liderado (atleta, aluno, colaborador) a atingir seus objetivos. Para isso é necessário estar preparado, obter competências técnicas e dispor de paciência, disciplina, humildade e respeito, pois o mesmo lida com pessoas em busca de melhoria contínua, explorando o máximo suas habilidades e fazendo uso de seus melhores potenciais.

Como lidamos com pessoas, não basta conhecer e fazer uso da técnica é preciso ir além, é preciso fazer uso das competências sociais, pois essas influenciam tanto a técnica como pessoas e equipes.

Todo líder precisa ver, ouvir e sentir cada um de seus liderados.

Estima-se que o desempenho de um líder, 80% está em suas competências sociais (comportamento) e 20% em suas competências técnicas.

Umas das habilidades comportamentais, fundamental em qualquer liderança é a comunicação. Comunicação é a arte ou efeito de comunicar-se, processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens, trocar e discutir ideias. Logo, comunicar é a capacidade de falar e escutar.

Essa comunicação pode ser verbal, pelos métodos convencionais, onde as pessoas se comunicam através da fala, quanto não Verbal, onde as pessoas se comunicam através de gestos, expressões, olhares e para-linguagem. Podemos entender como para-linguagem, pausas, velocidade da fala, entonação e sons produzidos vocalmente, tudo isso são elementos para linguísticos e através desses elementos podemos perceber as intenções, emoções e motivações.

A comunicação entre o Treinador e o Atleta velodromo.jpg

Estima-se que 70% da comunicação não é verbal e somente 30% é verbal. Imagina um treinador, um líder que não percebe essa comunicação, ele está perdendo grande parte do que é comunicado e está deixando de ouvir o seu atleta em 70%, logo de conhecê-lo.

Quando citamos que o líder precisa ver, ouvir e sentir cada um de seus liderados, falamos justamente em Sentimentos, Intenções, Emoções e Motivações, esses são fatores fundamentais para um resultado positivo até porque o líder precisa provocar a motivação de seus liderados e procurar ajustar as ferramentas e técnicas que atendam as necessidades de cada um e a cada dia. Pois é importante que a Liderança seja situacional.

Um grande abraço e até a próxima.

Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.