Mixirica conquista o 3º lugar na Red Bull Trans-Siberian Extreme

Foram 25 dias de competição, 346 horas e 19 minutos de pedalada, e uma aventura extrema e emocionante. Fazendo história na Rússia, o ciclista Marcelo Florentino conseguiu colocar o nome do Brasil mais uma vez no pódio e conquistou o terceiro lugar do Red Bull Trans-Siberian Extreme 2018. Ele ficou atrás apenas do alemão Pierre Bischoff, que completou a prova em 315h45m26s, e do dinamarquês Michael Knudsen, cuja marca foi de 333h13m04s.

Velho conhecido do mundo das bikes no Brasil, Mixirica, como Marcelo é conhecido, encarou um dos desafios mais difíceis da sua vida. Pela terceira vez na competição, que é três vezes maior do que o Tour de France e duas vezes a extensão do Race Across America, o ciclista destacou o alto nível dos participantes e os diversos tipos de terrenos e climas encontrados, como terra batida, pedregulhos e muita chuva. Por isso, teve de usar muita técnica, autoconhecimento e perseverança em busca do pódio.

Mixirica conquista o 3º lugar na Red Bull Trans-Siberian Extreme (1).png

A competição teve ao longo de sua jornada, que iniciou no dia 24 de julho e finalizou nesta sexta-feira (17), 15 etapas. A última delas começou em Khabarovsk, seguiu ao longo do Rio Amur e foi marcada pela emoção. O clima estava em ótimas condições e os últimos cinco ciclistas ainda competindo conseguiram pedalar juntos por grande parte do trajeto, que tinha 768km. As últimas pedaladas aconteceram à noite, a caminho de Ilha Russkiy.

Grande favorito ao título, o russo Vladimir Gusev sofreu com dores no joelho direito e teve de abandonar algumas etapas. Com isso, foi desclassificado e aumentou ainda mais a disputa pelo lugar mais alto do pódio. De modo incontestável e batendo até recorde, o alemão Pierre Bischoff soube dosar momentos de força, resistência e técnica para abrir vantagem no relógio a cada trecho.

 

Durante a competição, o brasileiro Marcelo Florentino chegou a vencer uma etapa. A quarta parada, de Perm até Ekaterinburg, colocou Mixirica na ponta com tempo de 10h40m39s, um segundo de vantagem para o dinamarquês Michael Knudsen. – Estou muito feliz, pois consegui uma vitória nesta etapa. Queria agradecer a todos da minha equipe que me ajudaram brilhantemente em todos os aspectos -, disse o ciclista paulista, àquela altura.

Mixirica conquista o 3º lugar na Red Bull Trans-Siberian Extreme (1)

A competição começou com oito participantes, entre eles: Vladimir Gusev (RUS), Pierre Bischoff (GER), Marcelo Florentino Soares (BRA), Michael Knudsen (DNK), Patricio Doucet (ESP) e Amit Samarth (IND). Porém, na reta final da prova, apenas Pierre Bischoff, Michael Knudsen, Marcelo Florentino Soares, Patricio Doucet e Amit Samarth tiveram condições físicas para finalizá-la.

Para quem quiser rever a trajetória do brasileiro pela Rússia, a Red Bull TV produziu nove episódios especiais, que mostram a jornada dos competidores ao longo do Red Bull Trans-Siberian Extreme 2018. Por lá, é possível encontrar depoimentos de Mixirica e também dos demais competidores.

O Red Bull Trans-Siberian Extreme 2018 tem 15 etapas que têm entre 300 e 1400 quilômetros cada um e passam por Nizhniy Novgorod, Kazan, Perm, Yekaterinburg, Omsk, Novosibirsk, Krasnoyarsk, Irkutsk, Ulan-Ude, Chita, Svobodny e Khabarovsk.

Mixirica conquista o 3º lugar na Red Bull Trans-Siberian Extreme (3).png

Os participantes atravessaram cinco diferentes zonas climáticas, sete fusos horários, os Montes Urais e quatro dos rios mais longos do mundo. Passam pelo Lago Baikal e pedalam na fronteira do Cazaquistão, da Mongólia e da China, fazendo mais de 79km de subida e mais de três semanas na estrada.

A disputa tem chamado a atenção a um elevado número de ciclistas em todo o mundo. Qualquer pessoa que se sinta apta a percorrer perto de 10.000km numa bike pode inscrever-se.

Confira abaixo o resultado final:

1. Pierre Bischoff – 315:45:26
2. Michael Knudsen – 333:13:04
3. Marcelo Florentino Soares – 346:19:00

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.