Karen Olimpio conquista primeira vitória na super elite do mountain bike XCO brasileiro

As integrantes do Shimano Sports Team conquistaram excelentes resultados em provas do fim de semana. No XCO Internacional Estrada Real, em Itabirito (MG), a principal disputa feminina da competição teve dobradinha da marca japonesa, com vitória de Karen Olimpio (Squadra Oggi) e o vice-campeonato de Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing). Já no exterior, em Nice (FRA), Camila Giannella (Team LuluFive) foi a campeã da edição de 2018 da Haute Route Alps.

Pódio super elite feminina em Itabirito (Divulgação).jpg
Com o triunfo em Itabirito, a tricampeã brasileira sub-23, Karen Olimpio, garantiu seu primeiro título em provas de XCO (cross country olímpico) na super elite nacional. “A tão sonhada vitória em um XCO chegou. Completamos cinco voltas, com direito a uma volta de apresentação intensa, em que só consegui encaixar um ritmo bom antes da abertura da primeira volta. Liderei logo no começo e concluí a disputa bastante esgotada”, destacou Karen Olimpio.

Viviane Favery é campeã mineira de XCO (Fabio Piva  Divulgação).jpg

Além do vice-campeonato de Viviane Favery, que garantiu o título de campeã mineira de XCO em 2018, o Shimano Sports Team teve também Danielle Moraes (Caloi Avancini Team) na sexta posição. “A prova em Itabirito foi marcada por um clima quente e seco, um verdadeiro adversário a parte para nós ciclistas. Não tive uma boa largada, mas sinto que a força nas pernas está começando a voltar depois de um período inconstante. Gostaria de agradecer aos técnicos da Shimano, responsáveis pelo Suporte Neutro no evento, pelo acolhimento durante o evento”, disse Vivi Favery.

“Alegria bem grande também por eu ter conquistado o título mineiro de XCO, algo que me dá motivação extra para as próximas competições da temporada”, completou Vivi. No XCO Internacional Estrada Real, pela primeira vez o Blue Team Shimano de Suporte Neutro teve a participação de uma mecânica mulher, Tássia Fernandes, mostrando que bicicleta é definitivamente inclusiva.

Giuliana Morgen vence a juvenil (Thiago Lemos  Divulgação).jpg

Mais resultados – Ciclistas Shimano das categorias de base do esporte, a fluminense Giuliana Morgen (Sense Factory Racing) e a mineira Marcela Lima (Team Groove XCO) também competiram no XCO Internacional Estrada Real, durante a primeira largada do dia em Itabirito. Giuliana foi campeã juvenil e Marcela Lima foi vice na categoria júnior.

Haute Route Alps – A ciclista Camila Giannella foi a vencedora da etapa dos Alpes da Haute Route 2018, disputada com provas nas cidades de Megève e Nice, na França. Camilinha pedalou um total de 787 km em sete dias, com o tempo acumulado de 26h06min31, conquistando o título geral na disputa feminina. O vice-campeonato ficou com a irlandesa Kacey O’driscoll, a 4min41 da brasileira. O top 3 teve ainda a inglesa Laura Sims, com o tempo de 26h36min05. “Muito feliz com esse título. A dedicação é imensa para competir uma prova como a Haute Route e a satisfação de completá-la é ainda maior. Obrigada a todos pelo carinho”, destacou Camilinha ao término da competição.

Camilinha no alto do pódio da Haute Route Alps (Divulgação).jpg
O apoio à equipe e assessoria esportiva LuluFive é uma das principais apostas da Shimano nesta temporada para motivar mais mulheres a praticarem o ciclismo. Trata-se de uma referência para um público que vem crescendo muito nos últimos anos, de mulheres praticando ciclismo de estrada. O objetivo da marca japonesa é de reforçar a equipe, influenciar e inspirar mais mulheres e apresentar produtos como o medidor de potência FC-R9100-P, presente na bike das quatro atletas da equipe, assim como o grupo e rodas Dura-Ace da Shimano.

Espaço das mulheres – A Shimano dá destaque especial a suas atletas, com releases, postagens em mídias sociais, eventos, entre outras ações de comunicação específica para o público feminino. O objetivo é difundir ainda mais o ciclismo feminino e dar atenção às ciclistas que crescem em quantidade e nível de profissionalismo a cada temporada.

Novidades Shimano – Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Com informações de ZDL Sports

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.