Siga uma planilha e melhore seu desempenho

O que é?
É um planejamento da rotina de treinos que serão executados nos próximos dias, semanas ou meses. As rotinas são dosadas por duração, intensidade e quantidade, sempre visando a evolução segura do atleta em busca de seu objetivo.

Para quem é interessante?
Todos os corredores ou ciclistas, como outras modalidades, podem adotar uma planilha. Iniciantes que pretendem começar a correr e querem ficar livres de lesões; intermediários que visam alcançar distâncias maiores; avançados que querem melhorar os tempos e, até mesmo, corredores profissionais. Além disso, treinadores desenvolvem planilhas para momentos específicos, como a volta de uma lesão ou para o atleta que precisa perder uns quilinhos.

Defina um objetivo
A planilha preparada pelo treinador segue a lógica da meta individual de cada corredor. Seja correr os primeiros 5 km, perder peso, ganhar velocidade ou completar uma maratona. O objetivo será o guia para que o educador físico pense cada dia de treinamento.

Benefícios
Correr sem uma lógica pode te fazer alcançar um objetivo. Porém, com a planilha, é possível que suas metas sejam cumpridas de forma mais eficiente e, acima de tudo, segura.

Planilha exige disciplina
Não foi à toa que o treinador colocou o treino intervalado na quinta-feira e o longão no sábado, por exemplo. Trocá-los por conta própria pode prejudicar a busca pelo objetivo final. Além disso, os dias de descanso também precisam ser respeitados. Perder um dia de corrida não é o fim do mundo, mas comunicar ao treinador é indispensável para que ele analise a melhor coisa a ser feita.

Siga a sua planilha
É tentador ver que um amigo está “voando”, enquanto você ainda não alcançou sua meta. Apesar disso, tentar copiar algum treino do “vizinho” também pode te prejudicar. Confiar no plano traçado em parceria com o treinador é fundamental para que o resultado seja atingido.

Consulte o treinador sempre
Qualquer dúvida que tiver em relação aos treinos, converse com o educador físico que está te acompanhando. Responsável por sua planilha, ele pode te responder e adequar seu treino a todo o momento. Mantenha-o informado sobre a sua evolução, adaptação a mudanças nos treinamentos, atividades que você não gosta, entre outros, e sempre que precisar se ausentar, comunique-o para que ele faça a adaptação correta.

Um grande abraço e até a próxima,
Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

-22.9068467-43.1728965

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.