Temperatura ideal para treinamento

Tentar atingir benefícios de condicionamento físico em temperaturas em torno ou acima de 32º pode não dar bom resultado. Esta faixa de temperatura é muito quente para programas de exercícios vigorosos que produzem calor para o corpo. O exercício aeróbio intenso nesta temperatura provoca o aumento do calor interno do corpo, a elevação do metabolismo e da freqüência cardíaca e o aumento da circulação da distribuição de fluídos. Se a água estiver muito morna, há risco de superaquecimento. A dissipação do calor é de alguma forma impedida e o corpo não é resfriado adequadamente. A temperatura mais elevada é indicada para atividades terapêuticas e natação para bebês, onde temos maior conforto para os alunos.

A FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) determina para seus campeonatos que a água da piscina deve estar entre 25 e 27 graus. A temperatura entre 27º e 28º graus parece a ideal para proporcionar o estímulo necessário ao melhor rendimento fisiológico dos nadadores – tanto em treinamentos quanto em competições – além de estimular o nosso mecanismo TERMO-REGULADOR, o que aumenta a capacidade de resistência contra gripes e resfriados.

Uma piscina com a temperatura da água acima do ideal pode ocasionar conseqüências indesejáveis para a saúde do indivíduo, tais como:

– aumento do fluxo sanguíneo dos músculos e aumento da pressão sanguínea, podendo provocar desmaios;

– aumento do consumo de oxigênio, dificultando exercícios cardiorespiratórios mais intensos;
– aumento da temperatura corporal central;
– fadiga prematura;
– vaso dilatação a qual limitará a capacidade de exercícios;
– nervosismo;
– mal estar geral;
– náusea;
– tontura;
– quando exposta a um ambiente quente, a temperatura subcutânea aumenta mais rapidamente nas partes periféricas do corpo, de modo que a temperatura entre o tronco e as extremidades fica em desequilíbrio;

Temperatura ideal para Treinamento (1).jpg

Portanto, para atividades praticadas em academias, a temperatura ideal para a natação e hidroginástica fica entre 26º a 31º.

Um grande abraço e até a próxima,
Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.