Osteoporose e Atividades Físicas

A osteoporose é considerada mundialmente um problema de saúde pública que invalida ou incapacita grande número de pessoas, principalmente mulheres nas últimas décadas da vida, sendo uma enfermidade multifatorial que, à parte do papel dos estrógenos, os fatores de risco mais importantes são ambientais (falta de atividade física e inadequada ingestão de cálcio) e, portanto, facilmente modificáveis.

Os diferentes estudos transversais e longitudinais) feitos em atletas e não atletas têm mostrado a influência positiva da atividade física sobre o tecido ósseo. A maioria concorda em que a atividade física consegue incrementar o pico de massa óssea atingido nas primeiras décadas da vida, manter a massa óssea e diminuir a taxa de perda da massa óssea que acontece normalmente com o decorrer da idade e que é mais intensa nos primeiros anos após a menopausa.

osteoporose.jpg
Divulgação

No entanto, o exercício não consegue reverter a perda óssea ou restaurar a integridade óssea, nem modificar os efeitos deletérios do hipoestrogenismo ou da baixa ingestão de cálcio. A prevenção da osteoporose começa na infância e vai ao longo da vida incrementando o nível de atividade física e mantendo uma ingestão adequada de cálcio e níveis ótimos de estrógenos nas mulheres.

O efeito do exercício sobre o tecido ósseo é localizado e depende da intensidade, tipo, freqüência e duração da atividade física, sendo mais benéficas as atividades que suportem peso, como a caminhada, o correr ou o” jogging”. O tratamento e a prevenção da osteoporose são também multifatoriais. No entanto, mantendo condições hormonais normais, a atividade física é o principal meio para manter uma saúde esquelética e para tratar o paciente com esta doença ósteo-metabólica (AU).

Um grande abraço e até a próxima,
Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

 

1 comentário em “Osteoporose e Atividades Físicas”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.