Ricardo Pscheidt é campeão no Desafio Vale Europeu de MTB, em Santa Catarina

O fim de semana foi de protagonismo para os atletas do Shimano Sports Team. O principal resultado veio com Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro 29), vencedor na última etapa do Desafio Vale Europeu de MTB, em Timbó (SC). Quem também teve um grande desempenho foi Reinaldo Colucci (Sesi/Shimano), vice-campeão do Ironman 70.3 Buenos Aires, válido como Campeonato Sul-Americano da modalidade. Por fim, em Santiago, no Chile, Clara Carvalho (Sense Factory Racing) garantiu seu melhor resultado na sequência de provas sul-americanas, com o sexto lugar na elite feminina da American Cup de Triathlon.

A quarta e última etapa do Desafio Vale Europeu de MTB foi realizada na manhã deste domingo (4) e teve percurso de 97,5 km para a categoria de Ricardo Pscheidt, a pro. No final, a disputa foi decidida no sprint entre Pscheidt e o ciclista Marcelo Moser. “A disputa transcorreu em boa parte da prova, com um pelotão de seis atletas na liderança. Para mim, o maior desafio foi largar com o desgaste acumulado da ultramaratona Brasil Ride, encerrada na semana passada”, destacou Pscheidt, ciclista que tem sua bike equipada com o grupo Shimano XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônicas.

“Além do circuito contar com muitas subidas, tivemos como desafio extra a chuva na região de Timbó. O pelotão de seis atletas se manteve até a metade da prova. Na parte final, três ciclistas ainda estavam na disputa, um deles o Moser, que na última serra seguiu junto comigo na luta pela vitória. O cansaço era bem grande, mas foquei o máximo possível para chegar nos 10 km finais com ele. Ali, em uma área plana, guardei a energia que me restava e consegui vencer no sprint. Muito feliz, porque é uma competição bem tradicional em Santa Catarina, disputada em quatro etapas ao ano. Fui vice-campeão na soma das quatro provas, tendo vencido três delas, enquanto em uma não pude estar presente”, complementou Pscheidt.

Pódio masculino do 70.3 Buenos Aires(Marcelo La Gattina  Divulgação).jpg
Pódio masculino do 70.3 Buenos Aires (Marcelo La Gattina / Divulgação)

Ironman 70.3 Buenos Aires – Também neste domingo, o triatleta paulista Reinaldo Colucci esteve em ação, na disputa do Ironman 70.3 Buenos Aires. A competição teve os tradicionais 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida de rua. Enquanto Colucci foi o vice-campeão, o título ficou com o norte-americano Rudy Von Berg, campeão europeu na distância. O brasileiro Santiago Ascenço completou o pódio na terceira posição.

American Cup de Triathlon – Caçula entre os triatletas do Shimano Sports Team, a mineira Clara Carvalho competiu neste domingo em sua terceira prova em três finais de semana seguidos. Após dois finais de semana no Equador, o desafio da vez foi a American Cup de Triathlon, em Santiago, no Chile. Clara foi a sexta colocada na competição realizada na modalidade sprint, com 750 m de natação, 20 km de ciclismo, com cinco voltas em um circuito de 4 km, e 5 km de corrida (duas voltas de 2,5 km). O título ficou com a também brasileira Beatriz Neres.

Clara Carvalho em ação no Brasil(Divulgação)
Clara Carvalho em ação no Brasil (Divulgação)

Novidades Shimano – Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Com informações de ZDL Sports

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.