A Continental finalmente desenvolveu um pneu para estrada sem câmara o GP 5000 TL

A Continental lançou essa semana o Grand Prix 5000, o sucessor do lendário GP4000, tanto na versão tubeless (GP 5000 TL) quanto na clincher (GP 5000). O novo polivalente substituirá o GP 4000 S II, um dos pneus de estrada favoritos de muita gente!

O novo pneu é uma marco não apenas pela tecnologia nele, mas também pela grande demora para seu lançamento.

No entanto, são 14 anos desde que o GP 4000 original foi lançado e o mercado tem esperado por uma atualização do pneu e, em particular, uma versão sem câmara.

A GP 5000 TL é bastante semelhante à versão regular, mas acrescenta um revestimento impermeável, que usa uma borracha mais macia para facilitar a montagem e com 180 tpi em comparação aos 320 tpi da versão clincher.

A Continental finalmente desenvolveu um pneu para estrada sem câmara o GP 5000 TL (2).jpg
Foto divulgação

A Continental informa ter passado por inúmeras iterações do pneu antes de decidir sobre suas dimensões finais, que de acordo com a marca tem um bom equilíbrio entre facilidade de montagem e segurança na roda.

A Continental finalmente desenvolveu um pneu para estrada sem câmara o GP 5000 TL (4).jpg
Foto divulgação

Na versão tubeless o de peso informado é de aproximadamente 85g e está disponível em larguras de 25, 28 e 32 mm. O pneu também está disponível em larguras de 25 e 28 mm para rodas de tamanho 650b.

Ambas as versões do novo GP 5000 apresentam uma versão atualizada do composto Black Chilli, da Continental.

Após a moldagem, o piso do pneu recebe um tratamento que a Continental chama de Lazer Grip. Este processo vê as áreas do piso ultrapassadas com um poderoso laser, desbastando a superfície do pneu, que de acordo com a marca isso melhora a aderência.

Curiosamente, a Continental também informou que as mudanças no composto tornaram os novos pneus mais escuros em comparação com a geração anterior.

De acordo com a marca o novo 330tpi, 3-ply construção da versão clincher teve a rigidez global do pneu aumentada, melhorando a estabilidade em curvas de alta velocidade, reduzindo a resistência ao rolamento.

O pneu também possui uma camada elastomérica que a Continental apelidou de Active Comfort, para melhorar o amortecimento de vibrações e melhorar o conforto sem afetar a velocidade.

 

Ambos os pneus também incluem uma versão atualizada da com proteção antifuro Vectran da Continental, que diminuem as chances de furo em 20% se comparado com os GP 4000 S II.

A Continental finalmente desenvolveu um pneu para estrada sem câmara o GP 5000 TL (6).jpg
Foto divulgação

Tal como acontece com todos os pneus de gama alta da Continental, o novo GP 5000 é feito à mão na Alemanha.

A Continental finalmente desenvolveu um pneu para estrada sem câmara o GP 5000 TL (7)
Foto divulgação

A versão tubeless também conta um forro hermético. O novo GP 5000 já está disponível em todos os tamanhos nas versões tubeless e clincher.

Os pneus clincher chegarão a € 60,99 e a versão sem câmara a € 74,99. Vamos ver qual será o valor no Brasil.

Mais informações: https://www.continental-tires.com/bicycle

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.