Julia Constantino domina as provas do ciclismo, de 15 a 17 anos, nos Jogos Escolares da Juventude

Julia Constantino fez barba, cabelo e bigode na edição 2018 dos Jogos Escolares da Juventude. Medalha de ouro nos 500m e na prova por pontos, nesta quinta-feira, dia 15, ela voltou a subir no alto do pódio da categoria 15 a 17 anos. Aluna do Colégio Olimpus, de Arapongas (PR), Julia venceu a prova de resistência, a mais dura do calendário da maior competição escolar do país.

“Foi uma prova muito dura. Estava quente demais e com muito vento. As adversárias imprimiram um ritmo forte e chegou uma hora que eu achei que não ia conseguir acompanhar. Mas sempre que a chegada se aproxima eu tiro forças não sei de onde e dessa vez aconteceu a mesma coisa. Assumi a liderança e conquistei mais uma vitória”, disse Julia.

O ano de 2018 significa mudança na vida da jovem atleta de 16 anos. “Esse é um ano de mudança pra mim. Depois do Brasileiro de Estrada, em junho, em Maringá, eu troquei de técnico e passei a ser treinada pelo Emerson Silva, técnico da seleção brasileira de ciclismo de pista, o mesmo do Gideoni Monteiro (bronze nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e atleta olímpico). Minha vontade agora é me especializar na pista”, afirmou.

A medalha de prata na prova de resistência ficou com Ana Paula Silva, da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, de São Sebastião do Paraíso (MG). Ana Paula ficou apenas quatro centésimos de segundo na frente da terceira colocada Yana Camargo, do Colégio Bernardo Sayão, de Gurupi (TO). Yana encerrou a sua participação nos Jogos Escolares com três medalhas, uma de bronze e duas de prata (500m e a prova por pontos).

“As provas de estrada são a minha especialidade, mas o circuito é plano com marcha única, uma obrigação do regulamento, o que favorece as atletas velocistas como a Julia. Por isso eu não tinha muita opção. Tentei imprimir um ritmo forte desde o início, mas ela não desgrudava da minha roda e como eu esperava partiu com tudo na reta final”, disse Yana.

O ciclista sul-mato-grossense Kawah David conquistou na manhã desta quinta-feira, dia 15, sua segunda medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018. Depois de vencer a prova por pontos, na quarta, Kawah sagrou-se campeão da prova de resistência na categoria 12 a 14 anos.

Vinícius Rafael Nunes, da Escola Estadual Manoel André, de Arapiraca (AL), ficou com a medalha de prata e Jonatan Aderson da Silva, do Colégio São José (PE), completou o pódio.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O ciclismo conta com a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

DEMAIS RESULTADOS DO CICLISMO – PROVA DE RESISTÊNCIA (15 de novembro)

Masculino 15-17 anos
OURO – Ramon Freitas do Nascimento (CEEP – PI)
PRATA – Danilo Mendes de Oliveira (Maria Helena Tavares – PA)
BRONZE – Orlando Francisco de Sousa Neto (EEEFM Ricardo Cantanhede – RO)

Feminino 12-14 anos
OURO – Ana Laura Moraes (EE Princesa Isabel – MG)
PRATA – Mayra da Costa e Silva (Colégio Evoluções – SP)
BRONZE – Luana Ferreira da Silva (Souza Naves – PR)

RESULTADOS COMPLETOS – TODAS AS PROVAS

MASCULINO – CLASSIFICAÇÃO

FEMININO – CLASSIFICAÇÃO

Crédito foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.