Skature: Skate e BMX Freestyle vão agitar Sorocaba no final de semana

Alguns dos melhores skatistas e pilotos de BMX Freestyle do Brasil estarão em ação neste fim de semana em Sorocaba, onde será realizada a segunda edição do Skature no sábado e domingo (24 e 25). A competição, que conta com patrocínio máster da Riachuelo, terá disputas nas modalidades Street e Mini Ramp, e reunirá desde os atletas mais jovens, das categorias Kids, Mirim e Iniciante, até os da Profissional e Old school. As inscrições para todas as disputas são gratuitas, bem como a entrada do público. Haverá também clínicas de skate para quem quer iniciar na prática do esporte.

No skate, a categoria profissional terá duas competições: o Best Trick, de melhor manobra na Mini Ramp, e o também o Best Trick Street na escada e corrimão, para os “streeteiros”. Um dos destaques é Pedro Quintas, garoto de 16 anos e campeão da primeira edição, atleta que vem dominando a categoria de Bowl e é um dos skatistas cotados para estar na Olimpíada de Tóquio-2020. Quintas é apontado como um dos grandes favoritos para vencer o Best Trick na Mini Ramp. O Skature II contará também com as presenças de Lucas Xaparral, Danilo do Rosário e Diego Oliveira, skatistas renomados no cenário nacional e internacional.

A categoria Old School também terá grandes nomes do esporte, que após seus 35 anos de idade continuam andando muito. Um deles é Humberto Beto, 39 anos, que continua com muito skate no pé e alto nível de manobras. Na Grand Master, com atletas de 40 a 45 anos, Cris Fernandes, atual campeão Brasileiro e líder no Circuito Brasileiro, está confirmado. Destaque também para Marcio Tarobinha, lenda viva do skate brasileiro.

Na categoria Kids Mini Ramp, a galerinha de 5 a 10 anos vai mandar suas manobras e mostrar suas habilidades em cima do skate. Já nas categorias Kids, Mirim e Iniciante de Street, a etapa é válida pelo Circuito realizado pelo Brasil Skate Camp, em que os campeões de cada categoria levam como prêmio quatro dias de hospedagem no acampamento do Brasil Skate Camp.

Sensação do skate – Com apenas 10 anos de idade, a pequena Rayssa Leal, também conhecida como Fadinha, está confirmada na competição. Sensação na atualidade, Rayssa será uma das atrações do evento. Ela caiu nas graças dos amantes do esporte após viralizar um vídeo em que andava de skate vestida de fada, tentando realizar uma difícil manobra. Mas, seu sucesso não se restringiu a isso. A pequena skatista maranhense aos poucos vem ganhando seu espaço na cena nacional, com excelentes resultados nos campeonatos que já disputou.

BMX Freestyle – O BMX Freestyle, apenas no domingo (25), contará com um formato inovador, sendo disputado em duplas, o que garantirá muita emoção na arena do Skature. Entre 9h e 13h as duplas competirão no Street. Em seguida, das 14h às 17h, será a vez dos atletas se apresentarem no Mini Ramp. Serão somadas então as melhores notas dos competidores nas apresentações em cada uma das pistas, e assim a dupla com maior pontuação acumulada será a campeã do Skature na modalidade ciclística.

Manobra do BMX na mini ramp (Marcelo Mug CBER)
Manobra do BMX na mini ramp (Marcelo Mug / CBER)

Entre os confirmados estão pilotos como Douglas de Oliveira, o Doguete, destaque em competições internacionais como o X-Games, a Olimpíada dos esportes radicais. Cauan Madona chega em alta ao Skature, após ter vencido no último fim de semana o Arena Banks BMX, em São Bernardo do Campo (SP). Nomes como o de Felipe “Manerin”, Gustavo “Balaloka”, entre vários outros especialistas no Street e também no Mini Ramp, vindos de diversas regiões do Brasil, prometem elevar as disputas de duplas do BMX Freestyle nas pistas do Brasil Skate Camp.

Shows musicais – Pra alegrar esta grande festa dos esportes radicais na cidade de Sorocaba, a segunda edição do Skature contará com dois shows: MC Flip Rap se apresentará no sábado (24), a partir das 14h30, enquanto no domingo (25) será a vez da banda Cidade Fantasma, também no mesmo horário, às 14h30.

Premiação especial – Os três primeiros colocados de todas as categorias em disputa na segunda edição do Skature receberão uma premiação mais do que especial, ofertada pela Riachuelo, a patrocinadora máster do evento: trata-se de um cartão presente da Riachuelo, carregado com crédito para adquirir um look completo em uma das lojas da marca.

O Skature é organizado pela CBER (Confederação Brasileira de Esportes Radicais), com apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e patrocínio máster da Riachuelo, além de contar também com apoio do Brasil Skate Camp. A comercialização é da XYZ Live.

Programação completa:

Sábado – 24 de novembro
9h às 12h – Skate Mini Ramp Kids (Mini Ramp Tenda Branca)
9h às 13h – Pista livre (Mini Ramp Campo)
10h às 17h – Skate Street Kids, Mirim e Iniciante (Ginásio)
10h às 18h – Skate Old School e Master (Skate Plaza)
14h às 18h – Clínica de Skate (Mini Ramp Campo)
14h30 – MC Flip Rap

Domingo – 25 de novembro
9h às 13h – BMX Freestyle Street (Skate Plaza)
11h às 12h30 – Skate Best Trick Pro (Mini Ramp Campo)
13h às 17h – Skate Old School e Grand Master (Skate Plaza)
14h às 17h – BMX Freestyle Mini Ramp (Mini Ramp Campo)
16h às 16h30 – Skate Best Trick Pro (Skate Plaza)

Serviço:
Skature II
Data: 24 e 25 de novembro.
Local: Acampamento Vip’s – Brasil Skate Camp.
Endereço: Estrada Municipal Piraporão, 3.542, Salto de Pirapora – SP, 18160-000
Horário: Sábado e domingo das 8h às 18h.
Entrada: Gratuita.
Inscrições:
 Gratuitas e realizadas no loca

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.