Pedal das Capivaras: São Paulo tem ação social e ambiental em prol da despoluição do Rio Pinheiros

O Clube da Comunidade (CDC) Arena Radical, localizado no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, recebe neste domingo (9) a sétima edição do Pedal das Capivaras. Com o tema “Contagiando as Crianças”, o passeio ciclístico tem como foco principal conscientizar os jovens da comunidade local do Coliseu, em uma ação direta com esses moradores, para falar sobre a importância da despoluição do Rio Pinheiros, além de chamar atenção dos ciclistas, da sociedade e dos órgãos responsáveis para essa importante questão.

Mais do que um simples passeio de bike nas margens do Rio Pinheiros, o Pedal das Capivaras procura sensibilizar ciclistas e a comunidade a respeito da péssima situação das águas do rio, que é um dos principais da cidade, presente diariamente na vida dos paulistanos. Por isso, nas últimas duas edições, em 2015 e 2017, além do pedal na ciclovia do Rio Pinheiros, foram realizados debates envolvendo empresas do setor de bicicletas e esportes, formadores de opinião, representantes do poder público e da mídia.

Capivara na margem do Rio (JB Carvalho Shimano)
Capivara na ciclovia do Rio Pinheiros (JB Carvalho / Shimano)

Em 2017, o Pedal das Capivaras apoiou o #VoltaPinheiros, um movimento organizado pelo publicitário Marcelo Reis, da agência Leo Burnett Tailor Made, para gerar engajamento com o objetivo de tirar o rio do esgoto do esquecimento, colocá-lo de volta no centro das atenções e convidar sociedade civil, empresas, organizações não governamentais e órgãos responsáveis para elaborarem e implantarem um projeto que devolva um rio saudável aos paulistanos.

Neste ano, o projeto Seu Lixo Meu, em prol de um planeta com menos lixo, e o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo e com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), um dos ativos ambientais da Votorantim, se unem à Shimano para uma interação educativa e conscientizadora com crianças e adolescentes da comunidade do Coliseu, na Vila Olímpia.

rea externa do CDC Arena Radical (Divulgação)
CDC Arena Radical em São Paulo (Divulgação)

 

O momento da bike – O Pedal das Capivaras chega a sua sétima edição e será realizado em um momento histórico: no domingo (2) passado, mais de 40 mil ciclistas se uniram para pedalar de São Paulo a Santos pela Rodovia Anchieta em uma demonstração de poder de mobilização por meio da bicicleta. “Nós da Shimano e os demais projetos envolvidos apostamos nessa interação com crianças e adolescentes de comunidade da Vila Olímpia para mostrar a força da bicicleta como ferramenta em prol da despoluição do Rio Pinheiros”, conta João Magalhães, organizador do evento e coordenador de marketing da Shimano Latin America.

Semana de Despoluição do Rio Pinheiros – O Pedal das Capivaras lança também, à partir da segunda-feira, dia 10 de dezembro, a “Semana de Despoluição do Rio Pinheiros”, campanha na qual todos os ciclistas são convidados a aderir à causa, postando uma foto de sua pedalada nas mídias sociais com a hashtag #pedaldascapivaras.

Convidados do Pedal das Capivaras em 2015 (JB Carvalho Shimano)
Pedal das Capivaras (JB Carvalho / Shimano)

Evento em paralelo – Em paralelo ao Pedal das Capivaras, o Clube da Comunidade Arena Radical será sede do Festival 110 Anos Radicais, em homenagem ao aniversário da imigração japonesa no Brasil. O espaço contará com food park, provas de BMX, além de palestras e apresentações musicais, entre 9h e 18h do domingo.

A sétima edição do Pedal das Capivaras tem apoio institucional da Blue Cycle e da Blue Fishing, distribuidoras oficiais dos produtos Shimano no Brasil.

Programação do Pedal das Capivaras – Contagiando Crianças

Domingo  – 9 de dezembro
8h30 às 9h – Boas vindas
9h às 9h20 – Palestra Arena Radical & Shimano “Pedal das Capivaras”
9h20 às 9h35 – Palestra Legado das Águas
9h35 às 11h35 – Atividdes #SeuLixoMeu
11h35 – Encerramento, fotos e brindes

Serviço:
Sétima edição do Pedal das Capivaras
Data: 9 de dezembro de 2018
Horário: Das 8h30 às 13h
Local: Clube da Comunidade Arena Radical
Endereço: Praça Augusto Rademarker Grunewald, 37, Vila Olímpia, São Paulo – SP,
Telefone:(11) 3842-9590

Com informações de ZDL Sports

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.