Entendendo o princípio de carga na preparação física

Bom dia,

Prezados amigos vamos abordar os princípios de estruturação de treinamento visando esclarecer aos poucos o que fazemos no nosso dia a dia de treinamento.

Princípio de carga crescente

Este princípio de carga crescente reside no aumento de volume e de intensidade ao longo do treinamento. Sendo assim o volume é feito antes do aumento da intensidade. A elevação da carga pode ser operada de forma progressiva e gradual ou por saltos. Em se fazendo por saltos, deve se provocar perturbações de homeostase (tendência que alguns organismos possuem para o equilíbrio e a conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação) o que não pode ser obtido através da regulação de carga.

Carga Contínua

As cargas contínuas levam a um aumento continuado da capacidade de performance esportiva ate que seja atingido o limite da performance individual. Se essa continuidade for interrompida sobrevém uma significativa diminuição da capacidade de performance. Essa diminuição de rendimento corresponde aquela do aumento: As cotas adquiridas rapidamente regridem mais depressa e as que foram adquiridas através de um trabalho longo de fôlego regridem lentamente.

Próximo Tema: Princípio da Carga Periódica

Abraços e bons treinos,
Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

Brasileiros disputam Mundial de Ciclismo de Estrada na Áustria
Foto divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.