Entenda importância da regularidade nos treinos e nos descansos

Dando continuidade aos nossos artigos vamos falar sobre a carga periódica ou sobrecarga.

O aumento  regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a tão desejada melhoria no rendimento. Esta reação é, inicialmente, muito rápida, tornando-se mais lenta à medida que o indivíduo atinge níveis de performances cada vez maiores e eficientes.

A aplicação de uma nova carga de treinamento (aumento do peso utilizado) dependerá da intensidade da carga anterior, do período de recuperação (anabolismo) e do período de restauração ampliada (supercompensação).

Cada organismo após um determinado esforço físico é capaz de restituir sozinho as energias perdidas pelos diversos desgastes a que foi submetido e ainda, preparar-se para uma carga mais forte de trabalho.

Prova acontece na pista de Maratona Foto Bruno Senna CIMTB Levorin
Foto divulgação

 

Sendo assim, sabemos que não só são reconduzidas as energias perdidas como também são criadas maiores reserva de energia de trabalho. Chamamos a este fenômeno de assimilação compensatória.

A primeira fase deste fenômeno, a que recompõe as energias perdidas, chama-se período de restauração. A segunda fase é chamada de período de restauração ampliada, após o qual o organismo possuirá uma maior fonte de energia para novos estímulos.

O período de recuperação (restauração), somado ao período de restauração ampliada, produzem a chamada assimilação compensatória.

Estímulos mais fortes devem sempre ser aplicados ao final do período de assimilação compensatória, para que seja elevado o limite de adaptação do aluno.

Muito importante saber que precisamos dosar esse processo , pois um período de recuperação insuficiente, fatalmente levará a um estado de supertreinamento e consequentemente à exaustão. Já, períodos muito grandes de pausas entre as aulas (treinos) provocam o aparecimento de um período de decréscimo da restauração, não deixando condições para um aumento de possibilidades ao aluno em relação ao acréscimo de carga de treinamento. O importante que o atleta deve observar é que todas as fazes do treinamento devem ser respeitadas para que consiga alcançar seu objetivo ou estar bem próximo durante o período das competições, sem esse cuidado dificilmente conseguirá encontrar o equilíbrio ideal.

Dormindo com a bike
Foto divulgação

É comum um atleta se julgar auto suficiente com o tempo de treinamento e desta forma acaba não seguindo as orientações necessárias.

Bons treinos,
Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

1 comentário em “Entenda importância da regularidade nos treinos e nos descansos”

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