Brasil sai na frente e conquista primeiras vagas do Paraciclismo para Tóquio 2020

Após a recente notícia de poder disputar os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 com a quantidade máxima de atletas permitidos, o Paraciclismo brasileiro voltou a ser destaque nesta terça-feira, 12 de fevereiro, ao aparecer com duas vagas na primeira publicação de cotas da União Ciclística Internacional (UCI) para Tóquio.

“Estávamos confiantes para essa primeira etapa de classificação e mais uma vez conseguimos atingir o número máximo de vagas permitidas. Agora é seguir trabalhando forte para ampliar essas vagas na segunda alocação, que acontece no fim do primeiro semestre do ano que vem”, destacou Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador do Paraciclismo na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A classificação paralímpica será definida em duas fases de alocação. O critério utilizado pela UCI nas duas etapas é baseado exclusivamente no ranking mundial. A segunda distribuição de cotas acontece com o fechamento do ranking paralímpico em Junho de 2020.

Equipe brasileira de Paraciclismo.jpg
Equipe brasileira de Paraciclismo
Crédito: Fernando Maia/MPIX/CPB

O Brasil é hoje uma referência mundial no Paraciclismo. Só na temporada passada foram três pódios na classificação geral do ranking UCI e um título mundial, além de medalhas em copas do mundo e também em outras competições internacionais. No ranking masculino por nações, o Brasil terminou em sexto lugar geral entre 54 nações, enquanto no ranking feminino foi quinto entre 38 paises.

Destaques

Competindo na categoria MC5, Lauro Chaman teve um ano incrível, conquistou o título mundial de Paraciclismo de Pista, no Rio, e ainda terminou em terceiro no ranking de estrada e segundo no ranking de pista da UCI.

“É muito gratificante poder fazer parte desse momento incrível que o Paraciclismo brasileiro está atravessando. Estou feliz em poder contribuir de alguma forma para essas conquistas”, declarou Lauro.

Jady Malavazzy também fez bonito e subiu três vezes ao pódio da Copa do Mundo, além de conquistar a medalha inédita de bronze na prova de contrarrelógio da categoria WH3 no Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada.

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 acontecem entre os dias 25 de agosto a 06 de setembro.

Lauro na conquista do título mundial
Lauro na conquista do título mundial
Crédito: Fernando Maia/MPIX/CPB

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.