Benefícios da natação para a prática do ciclismo

É muito comum atletas de uma certa modalidade utilizarem a natação como parte da preparação física para seus treinos. Vamos aos benefícios que a natação pode trazer:

– Equilíbrio
– Respiração
– Recuperação de lesões
– Flexibilidade
– Desenvolvimento dos membros superiores
– Correção postural
– Melhoria na região do CORE
– Explosão muscular
– Resistência

Com o treinamento aplicado corretamente a fase em que o atleta se encontra todos esses benefícios relacionados acima podem ser explorados amplamente e contribuindo na performance no ciclismo.

Benefícios da natação para a prática do ciclismo 1
Benefícios da natação para a prática do ciclismo – Foto divulgação

Mudanças que a Natação fazem no nosso Corpo

A natação é feita sob predominância aeróbica, um dos primeiros efeitos positivos que pode ser sentido pelo praticante, é a melhora da resistência cardio respiratória. Além disso, a natação provoca uma melhora substancial da circulação sanguínea, pelo relaxamento dos vasos que é ocasionado pela baixa ação gravitacional que a água proporciona.

Além disso, se o treinamento for feito de forma constante, o fortalecimento dos músculos dos ombros, principalmente deltoides, das costas, principalmente do grande dorsal e de outros que participam dos movimentos básicos da natação pode ser sentida e com mais desenvolvimento.

Deixo claro que este fortalecimento não quer dizer que seja hipertrofia, já que estes são conceitos relativamente diferentes. O fortalecimento pode ocorrer sem que ocorra a hipertrofia, com o aumento da funcionalidade das fibras lentas. Porém, a hipertrofia só ocorre depois do fortalecimento. Por essa razão é que a maioria dos nadadores tem uma melhora substancial da força, sem ganhos de hipertrofia.

Abraços e bons treinos,
Professor Eduardo Prosdocimi
CREF 044742- G/RJ
Email : eduardoprosdocimi@gmail.com
Tel : 21-96490-3393

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.