Em Portugal andar de bicicleta fará parte do currículo escolar

O Governo pretende que Portugal pedale 15 vezes mais até 2030 e, para isso, vai tornar obrigatória a aprendizagem de andar de bicicleta para as crianças a partir do ensino básico, integrado na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa.

Segundo José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, disse que “As crianças têm uma capacidade de sensibilização enorme. Todos os alunos terão a oportunidade de aprender a pedalar, num processo de formação ao longo dos vários níveis de escolaridade. A educação para a mobilidade ativa e sustentável, e para a cidadania rodoviária será providenciada a partir do pré-escolar, e continuada nos níveis seguintes, incentivando o uso partilhado e responsável do espaço público”.

Em Portugal andar de bicicleta fará parte do currículo escolar (2)

O objetivo passa por, no 1.º ciclo, as aulas serem em contexto protegido, e nos 2.º e 3.º ciclos uma passagem para o espaço público. Haverá um “quadro de referência nacional para ensinar a pedalar”, com “desenvolvimento de competências para pedalar em condições de conforto e segurança, em contexto protegido (nível básico) e em meio rodoviário (nível avançado)”. Desta forma, será necessário formar e certificar monitores.

O objetivo é que 7,5% dos portugueses utilizem a bicicleta para se deslocarem, atualmente apenas 0,5% o faz.

O Governo pretende aumentar de 2.000 para 10.000 os quilômetros de ciclovia e quer investir em campanhas e ações de formação sobre segurança para reduzir para metade o número de acidentes envolvendo ciclistas.

O Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade revelou ainda que que até 2030 o Estado quer que “todos os portugueses tenham a percepção de que pedalar não só é bom para eles como para o ambiente”.

Em Portugal andar de bicicleta fará parte do currículo escolar (1)
Foto divulgação

Fonte: Sábado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.