Relato de Raiza Goulão na Taça Brasil XCO Mairiporã

Participei neste domingo (19) da Taça Brasil de XCO, em Mairiporã (SP). Realizaram lá um evento com certa limitação de vagas, para servir como preparação para o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike – XCO, XCM e DHI – que teremos em julho deste ano, entre os dias 19 a 21.

Tentei chegar antes na pista, para fazer um bom trabalho de reconhecimento do percurso. Na quinta-feira (16), fiz um trabalho muito fundamental e legal junto ao Thiago Velardi, do Enduro, e ao locutor Marrom, praticante do Downhill, que me ensinaram várias linhas na pista e me ajudaram bastante. Fizemos uma volta repetindo vários trechos e consegui fluir bem na pista.

Raiza Goulão - Taça Brasil XCO - Felipe Almeida - Divulgação
Raiza Goulão – Taça Brasil XCO – Felipe Almeida – Divulgação

Na sexta-feira e no sábado (17 e 18) o percurso ficou bastante prejudicado, por conta das chuvas. Por ser um trajeto novo, acabou tendo muito barro, daquele que realmente fica preso na bike.

Assim, sabia que o desafio seria grande e a estratégia mudaria, pensando em poupar mais o equipamento por conta das condições extremas. Objetivo principal era chegar bem ao completar cada volta.

Na primeira volta o traçado estava um pouco mais seco, mas logo na largada já começou a chover. Fiz uma boa prova, sendo constante volta a volta, mesmo com a chuva deixando a pista mais pesada.

Raiza Goulão - Taça Brasil XCO - Felipe Almeida - Divulgação 2
Raiza Goulão – Taça Brasil XCO – Felipe Almeida – Divulgação

Fiquei bastante feliz com o desempenho da minha bike rígida da Audax. Optei por competir com ela para pode testar e já planejar a ida ao Campeonato Brasileiro exatamente daqui dois meses.

Fiquei muito feliz pela vitória e pelos pontos (30 – Classe 2) somados nos rankings olímpico e mundial da UCI. Agradeço pela estrutura que lá eu tive, com apoio do mecânico Rodrigo Diniz e do Suporte Neutro da Shimano, cedendo espaço para a gente aquecer e ficar lá bem “alojado” durante os dias de treino e corrida.

Agora, meu próximo compromisso será no dia 2 de junho, na província de Catamarca, na Argentina, município vizinho a San Miguel de Tucumán, onde competirei na segunda etapa do Abierto Across XCO 2019, valendo 60 pontos nos rankings internacionais (Classe 1).

Raiza Goulão - Taça Brasil XCO - Ney Evangelista - Epic Fotos
Raiza Goulão – Taça Brasil XCO – Ney Evangelista – Epic Fotos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.