UCI Júnior Series reúne melhores atletas da categoria em Ouro Preto

Atletas da categoria Júnior de diversos países se preparam para pousar em Ouro Preto e largar na UCI Junior Series. O evento que acontece nos dias 29 e 30 de junho é um dos oito em toda América e o único do Brasil sediar a UCI Junior Series. Para a categoria de atletas de 17 e 18 anos, o evento é como uma Copa do Mundo, sendo que os campeões somam 60 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI).  Ainda pontuam no ranking internacional atletas que ficarem entre os Top20. Inscreva-se aqui para a 3º etapa.

Atletas inscritos na CIMTB Michelin ganha até 40% de desconto na compra de pneus Michelin.

A prova de Cross Country Olímpico (XCO) de Ouro Preto testa as habilidades dos atletas sem deixar de lado a emoção e a diversão. Os homens da Júnior devem dar quatro voltas na pista enquanto as mulheres, três. O número de voltas pode ser alterado pelos comissários e diretor da prova no Congresso Técnico.

Gustavo Xavier na etapa de Araxá - Foto Alemão Silva - Alemão Esportes.jpg
Gustavo Xavier na etapa de Araxá – Foto Alemão Silva – Alemão Esportes

Atualmente, o melhor brasileiro no ranking da Júnior é Gustavo Xavier (Corinthians Audax Bike Team) que também é líder da categoria na CIMTB Michelin. Este é o segundo ano que o atleta corre na UCI Junior Series e falou da importância de uma prova com esta classificação. “Provas UCI são sempre essenciais no calendário de todos os atletas, juniores e profissionais. O nível em uma prova UCI Júnior Series é um muito mais alto do que em uma prova válida somente pelo ranking nacional, já que vários atletas da América se reúnem em um só espaço para brigarem pelos tão difíceis pontos do ranking mundial”, comentou.

Gustavo também ressaltou que em Ouro Preto existem dois desafios: alcançar o lugar mais alto do pódio e a pista da etapa. “O meu maior desafio na etapa de Ouro Preto é buscar a pontuação máxima dos pontos UCI e conseguir subir ainda mais no ranking UCI para ter um ótimo alinhamento no campeonato Mundial.  Outro grande desafio na etapa, com certeza é a pista, um terreno com muito cascalho que exige muito da pilotagem do atleta e o nível estará muito alto”, finalizou.

A vice-líder da Júnior Feminina, Júlia Leite Braga (Fb Infonet / Mtb Jaguariuna) estreou na Júnior este ano. “É uma grande responsabilidade participar de uma etapa UCI Junior Series, pois é uma prova que valoriza muito o trabalho e a preparação da categoria de base. Como ela soma pontos para o ranking mundial, aumenta também o nível e a competitividade da categoria Júnior no mtb brasileiro”, afirmou.

Júlia na etapa de Araxá - Foto Fotop.jpeg
Júlia na etapa de Araxá – Foto Fotop

Para o organizador da CIMTB Michelin, Rogério Bernardes, a prova é uma oportunidade de troca de experiências entre atletas brasileiros e competidores de ponta de outros países. “Ter a honra de sediar uma prova UCI Junior Series é fundamental para o fortalecimento da categoria. A Júnior é o futuro do esporte pois estes atletas serão os representantes dos países nos Jogos Olímpicos futuros e daí surgirão futuros ídolos do esporte. Proporcionar este intercâmbio entre atletas de vários países de forma prematura é muito importante no desenvolvimento de cada um dos atletas brasileiros”, afirmou.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.