Ciclista italiana é favorita ao título do Mundial MTB 24h Solo, em Costa Rica (MS)

O Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo reunirá 500 ciclistas de 12 países e 18 estados brasileiros em Costa Rica (MS), nos dias 27 e 28 de julho, e promete uma disputa de alto nível pelo na elite feminina. Três ciclistas estrangeiras, Gaia Ravaioli (ITA), Elena Novikova (UCR) e Naomi Freireich (GBR) despontam como favoritas ao título da edição de 2019. No entanto, elas terão a concorrência das ciclistas locais Kátia Franco, Daniela Borges, Fabrícia Terra, Sheila Gomes e Lilian Pio.

Com grande experiência em provas internacionais, o trio de estrangeiras tem o favoritismo no evento sul-mato-grossense. Campeã mundial em 2017 na Itália, Gaia Ravaioli vai em busca do segundo título, após ter conquistado o bronze na disputa no ano passado. Enquanto Naomi Freireich se credencia como candidata ao lugar mais alto do pódio por ter no currículo medalhas de ouro nos campeonatos europeu e britânica de 24 Horas, Elena Novikova também está entre as favoritas, uma vez que detém 11 recordes mundiais como ultraciclista.

Ciclista italiana é favorita ao título do Mundial MTB 24h Solo, em Costa Rica (MS) (1).jpg
Elena Novikova (Russ Baker / Divulgação)

Embora não tendo disputado nenhuma prova de 24 Horas na temporada, a ciclista italiana acredita estar bem preparada para o desafio em Costa Rica. “Estou satisfeita com a preparação que foi feita junto com meu treinador, Simone Bortolotti. Trabalhamos muito nos pontos fracos e, acima de tudo, na atitude mental, fundamental nas competições de resistência. Vou tentar, como sempre, dar o máximo, sempre próxima do meu limite”, contou Gaia.

“Este ano ainda não enfrentei corridas 24H, mas me dediquei junto com a minha equipe para corridas de maratona, vencendo uma etapa da UCI Marathon Series. Também obtive excelentes colocações nas provas seguintes”, disse a atleta. “Só lamento que a atual campeã, Kaitlyn Boyle, não possa participar da competição, após o acidente muito grave que sofreu no começo deste ano. Eu sei que ela está lutando com determinação para recuperar 100% e tenho certeza que terá sucesso”, completou.

Ciclista italiana é favorita ao título do Mundial MTB 24h Solo, em Costa Rica (MS) (1).png
Naomi Freireich no Mundial de 2018 (Sportograf / Divulgação)

Questionada sobre viajar pela primeira vez ao Brasil, Gaia Ravaioli contou as impressões que tem sobre o país-sede do Mundial MTB 24h Solo. “Quando descobri que o Mundial de 2019 seria no Brasil, fiquei muito feliz. Embora nunca tenha visitado o País, imagino, graças às histórias de meus pais e amigos que estiveram de férias por aí, ser uma terra maravilhosa. Cheia de lugares únicos, de pessoas boas e muito hospitaleiras. Além de frutas incrivelmente boas, que quero provar”, finalizou.

O circuito do Mundial – O circuito de Costa Rica para a edição de 2019 do Mundial MTB 24 Horas Solo conta com 29 km de extensão e 500 metros de altimetria acumulada, tendo como atrações a passagem pela belíssima cachoeira do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú e também pelo meio de uma pedreira ativa da cidade.

Ciclista italiana é favorita ao título do Mundial MTB 24h Solo, em Costa Rica (MS) (3).jpg
Gaia Ravaioli no Mundial de 2018 (Russ Baker / Divulgação)

Números da edição – Estão confirmados os seguintes países no Mundial MTB 24h Solo: Brasil, Canadá, EUA, Itália, Reino Unido, Paraguai, Ucrânia, Argentina, México, Portugal, Austrália e Espanha. Com o total de 241 participantes na disputa solo, a edição de 2019 supera o Mundial da Escócia, em 2018, quando 151 estiveram no país do Reino Unido, em Fort William.

Programação – A pista do Mundial terá abertura para reconhecimento na sexta-feira (26), às 9h, enquanto a arena (Centro de Eventos Ramez Tebet) e a secretária serão abertas às 16h do mesmo dia, data reservada para o briefing técnico às 18h30. A pista também estará aberta no sábado, das 7h30 às 11h, para reconhecimento. A largada, às 12h será no estilo Le Mans, com os ciclistas correndo a pé até suas bikes. O percurso será fechado às 12h do domingo (28), quando os campeões de todas as categorias serão conhecidos.

O Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo é organizado pela Brasil Ride, com a chancela da WEMBO (Organização Mundial de Mountain Bike de Endurance) e tem Costa Rica (MS) como cidade-sede.

Ciclista italiana é favorita ao título do Mundial MTB 24h Solo, em Costa Rica (MS) (2).jpg
Gaia Ravaioli no topo do pódio em 2017 (WEMBO / Divulgação)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.