Brasil pode ser suspenso no ciclismo por soma de casos de doping

Em uma entrevista site de notícias UOL, o presidente da UCI (Union Cycliste Internationale), David Lappartient, afirmou que o ciclismo do Brasil poderá ser proibido de participar de competições internacionais, caso o elevado número de casos de doping envolvendo os atletas nacionais não diminua.

“É possível que esse seja o caminho para um país com mais casos de doping, como o Brasil e outros países da América do Sul, incluindo uma potencial suspensão. Estamos trabalhando com as federações nacionais, incluindo o Brasil, para tentar reduzir esse números. Se tivermos muitos casos positivos, podemos suspender, sim, mas ainda temos alguns passos antes de uma medida assim radical”, afirmou o presidente da UCI, David Lappartient, em entrevista ao UOL Esporte.

Outro dado ruim, é que mais de 75% dos casos positivos de doping estão concentrados em apenas 5 países da América do Sul, e o Brasil esta nesta lista.

Sobre o ocorrido no Campeonato Brasileiro Master de Ciclismo de Estrada, onde alguns atletas escaparam da competição ao perceberem a presença da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), Lappartient afirmou:

“Espero que a confederação brasileira e a agência antidoping brasileira suspendam esses atletas, porque isso é algo inaceitável. Precisamos pegar os trapaceiros”.

Clique aqui e leia a matéria na integra

Recentemente tivemos a notícia da suspensão de Daniel Grossi