CeramicSpeed ​​divulga protótipo de transmissão telescópica na Eurobike 2019

No ano passado 2018, a CeramicSpeed ​​chamou atenção na Eurobike com o seu sistema de transmissão Driven, que se dizia ser 99% eficiente e melhor em relação ao sistema utilizado atualmente. Uma das grandes questões era se funcionaria em uma mtb, a resposta foi sim, desde que uma mtb hardtail e somente se fosse um single speed.

O protótipo do ano passado foi mais sobre como tornar possível o sistema de transmissão mais eficiente, mas sem variações de velocidade e distância, esta segunda no caso de uma mtb full.

Este ano, eles estão de volta com uma solução, uma versão telescópica e rotativa da transmissão que, segundo eles, funciona com mtb full suspension. Essa versão ainda não muda de velocidade, mas o CeramicSpeed ​​tinha uma versão protótipo em uma bicicleta de estrada que muda de velocidade, então combine os dois juntos e a transmissão Driven mountain bike está um passo mais perto da realidade.

ceramicspeed-​​divulga-o-melhorado-prototipo-de-transmissao-telescopica-na-eurobike-2019 (2)ceramicspeed-​​divulga-o-melhorado-prototipo-de-transmissao-telescopica-na-eurobike-2019 (3)ceramicspeed-​​divulga-o-melhorado-prototipo-de-transmissao-telescopica-na-eurobike-2019 (4)

Então, o que está acontecendo aqui? Projetado em conjunto com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Colorado Boulder, o Driven não parece muito diferente de uma transmissão padrão, o cassete e a coroa estão no mesmo lugar que você esperaria, embora com os dentes perpendiculares a uma configuração tradicional. A grande diferença é o eixo de transmissão de fibra de carbono com um pinhão em cada extremidade que engata esses dentes.

A versão da Eurobike deste ano foi projetada para permitir que ciclistas de montanha usem essa tecnologia também. Para fazer isso, a CeramicSpeed ​​adicionou um elemento telescópico dentro do protótipo e permitiu que o eixo de acionamento girasse através de um rolamento esférico escondido atrás da coroa.

Veja o vídeo:

Mas a principal diferença entre ciclistas de montanha e ciclistas de estrada é que, no geral, não nos preocupamos com o ganho mínimo que um sistema de transmissão mais eficiente poderia oferecer. Mas a CeramicSpeed ​​afirma que existem outros benefícios aqui também. Eles acreditam que o eixo de transmissão pode ser usado para bloquear a extremidade traseira da bicicleta, o que significa que a trava não precisaria no shock traseiro, o que pode abrir oportunidades de desenvolvimento na parte traseira da bicicleta. A transmissão Driven não sofre forças de corrente que afetam a ação da suspensão, o que poderia tornar uma bicicleta que usa esse  sistema mais flexível. Finalmente, não usar o passador afasta o peso da roda para o centro da bicicleta, reduzindo o peso não suspenso.

No momento, esse é um conceito muito antigo e certamente não estava nem perto da produção. O eixo só podia percorrer uma pequena distância, mas a CeramicSpeed ​​alegou que teoricamente não havia comprimento de percurso que seria muito longo. A principal desvantagem aqui é que o sistema funcionará apenas em uma bicicleta em que o pivô traseiro esteja acima do eixo de transmissão, o que não daria certo em uma mtb full que use link traseiro tipo Horst. A CeramicSpeed ​​e a Canyon também tiveram que redesenhar o triângulo traseiro da bicicleta para ajustar o sistema, algo que teria que ser considerado na maioria das bicicletas se o produto chegasse ao mercado.

A CeramicSpeed ​​está muito interessada em enfatizar que este é um protótipo inicial e ainda está longe da produção, mas para nós, é uma grande peça de engenharia e uma visão interessante de um futuro potencial das bicicletas de montanha.

Leia a notícia anterior da transmissão.

Mais informações no site da marca.

ceramicspeed-​​divulga-o-melhorado-prototipo-de-transmissao-telescopica-na-eurobike-2019 (5)ceramicspeed-​​divulga-o-melhorado-prototipo-de-transmissao-telescopica-na-eurobike-2019 (6)ceramicspeed-​​divulga-o-melhorado-prototipo-de-transmissao-telescopica-na-eurobike-2019 (7)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.