Campeonato Brasileiro de Estrada: Paraciclistas fazem bonito

Campeonato Brasileiro de Estrada
Atleta paralímpico Lauro Chaman foi um dos grandes destaques da competição terminando com duas medalhas de ouro

Não existem dúvidas de que o paraciclismo brasileiro alcançou um novo patamar durante os últimos anos. Aliás isso é mais do que evidente nas principais competições nacionais. Nesse sentido, atletas do país inteiro fizeram bonito durante o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, realizado em São Carlos, no interior do estado de São Paulo.

“Todos os atletas precisam ser exaltados e estão de parabéns. Entendemos que essa evolução do nosso paraciclismo é reflexo de um ciclo com muito trabalho e dedicação de todos. Afinal os resultados aqui em São Carlos trazem confiança para continuarmos desenvolvendo a modalidade de maneira profissional e ética. Ademais é seguir para os próximos objetivos do nosso planejamento, entre eles a reta final de classificação para Tóquio, que começa já no início de 2020”, destacou Edilson Rocha “Tubiba”.

Campeonato Brasileiro de Estrada
Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada
Crédito: Divulgação
A prova

Foram dois dias de muita disputas para definir os melhores do Brasil nas provas de resistência e contrarrelógio individual. Ao todo, mais de 40 títulos foram distribuídos entre as cinco classes de categorias oficiais: Classe C (convencionais), Handbike, Classe T (Triciclos) e Tandem. Os ciclista que ficaram em primeiro lugar ainda somaram pontos importantes para o ranking internacional classificatório para Tóquio 2020.

Na competição contrarrelógio, disputada no sábado (30), os competidores tiveram que mostrar superação para estabelecer o menor tempo do percurso. Nesta prova os paraciclistas largam individualmente com uma diferença de 1 minuto. Contudo já no domingo, foi a vez de encararem a prova de resistência, com percursos que ultrapassaram os 90km em algumas categorias.

Colecionador de títulos

O paraciclista Lauro Chaman, da equipe Memorial Santos, entrou na disputa com sede de vitória, venceu as duas disputas da categoria MC5, e somou mais duas medalhas de ouro na sua carreira.

Campeonato Brasileiro de Estrada
Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada
Crédito: Divulgação

“Agradeço muito a Deus por mais essa conquista. É um resultado que faço questão de compartilhar com toda a minha equipe Memorial/Santos, a todos os meus patrocinadores, família e amigos que torcem por mim. Estou feliz não só pelo título, mas também pelo crescimento da nossa modalidade no Brasil. A confederação (CBC) o e o comitê (CPB) estão de parabéns pelo trabalho que vêm fazendo pelo paraciclismo”, destacou Lauro.

Entre os demais destaques, na Handbike, Rayr Barreto, da equipe Frangos da Serra, também brilhou e terminou com dois ouros na MH4, enquanto na categoria Tandem, as ciclistas Márcia Fanhani e Cristiane Silva dominaram os dois dias de competição e somaram duas vitórias na WB. Valmor Schimitz Junior, do Clube Roda Solta, foi o destaque dos Triciclos. Os resultados completos de todas as categorias estão disponíveis no link: https://bit.ly/35TD8Zh

O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). A competição conta com o apoio da Secretaria Especial do Esporte e da Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Esportes.

Campeonato Brasileiro de Estrada
Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada
Crédito: Divulgação
Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.