Pedal das Capivaras leva tema da despoluição do Rio Pinheiros à Paulista

Em sua oitava edição, movimento Pedal das Capivaras acontecerá no sábado (14) com debate sobre importância do rio para a cidade. Evento termina com um passeio ciclístico da Paulista ao Paraíso.

Debater a necessidade e impacto da despoluição do Rio Pinheiros será o foco do 8º Pedal das Capivaras. O evento acontece no sábado (14) na avenida Paulista, organizado pela Shimano, principal marca mundial de componentes de bicicleta.

O evento

“Abraçamos esta causa em 2011, motivados pela Ciclovia do Rio Pinheiros. Nesse meio tempo observamos também o início de uma mudança na cidade de São Paulo, que deixou de ser orientada exclusivamente para automóvel e voltou a ser pensada para as pessoas. E da mesma forma uma cidade mais sustentável, precisamos olhar para os nossos rios”,enfatiza João Magalhães, coordenador de marketing da Shimano Latin America, que completa. “Durante décadas, o Rio Pinheiros ficou marginalizado, esquecido entre vias de asfalto e a linha férrea, longe das pessoas. A ciclovia construída às margens do rio contudo trouxe novamente o cidadão, mais precisamente os ciclistas, ao convívio com o Pinheiros”.

Pedal das Capivaras
Pedal das Capivaras 2014 – JB Carvalho – Shimano

A abertura do evento, às 9 horas, com o intuito de reunir especialistas para um debate sobre a despoluição do Rio Pinheiros e sua contribuição para a melhoria da vida na cidade. Entre os temas que serão abordados estão: “O Uso Público de Áreas Naturais Protegidas” (João Whitaker /Legado das Águas); “A Relação entre Educação e Meio Ambiente” (Cristiane Bianco /EF Brasil); “O Poder Público no Papel de Agente Transformador do Meio Ambiente”(Vereador Police Neto) e da mesma forma “Um Passeio pela História do Rio Pinheiros” (Dra. Waverli Neuberger, doutora em biologia pela USP e especialista em Educação para Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra).

A crença

“Acreditamos ao mesmo tempo que o debate em torno do tema é necessário para mobilizar as pessoas em prol das melhorias que sonhamos para a nossa cidade e nosso país”, comenta Daniel Moral, cofundador da Eureka Coworking.

A concentração para o Pedal das Capivaras começará às 11 horas na avenida Paulista, de onde os participantes seguirão por uma trilha de 8 km pela ciclovia em direção ao Paraíso. Entretanto diferente dos anos anteriores, quando o passeio aconteceu na ciclovia do Rio Pinheiros, a organização trouxe o percurso para a principal via da cidade.

O objetivo

“Nosso objetivo é chamar atenção da população e conscientizar cada vez mais pessoas. Isto é, nada melhor que a avenida mais paulista de São Paulo”, comenta Magalhães.

Pedal das Capivaras
Pedal das Capivaras . São Paulo/SP, Brasil – 17/06/2012. Foto:Rodrigo Acedo / Fotoarena

Rio para a cidade – A interação frutífera entre o rio Pinheiros e a cidade será outro ponto enfatizado no evento. Serão apresentados os impactos do novo Pomar Urbano, iniciativa entre O Legado das Águas – Reservas Votorantim, maior reserva privada de Mata Atlântica do País e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Localizado a margem oeste do rio Pinheiros, a iniciativa nesse sentido prevê mais de 30 mil espécies nativas da Mata Atlântica, muitas raras ou que correm o risco de serem extintas, como explica David Canassa, diretor da Reservas Votorantim

“Tratamos esse projeto sem dúvida muito além do plantio de mais árvores na Marginal Pinheiros. É uma soma positiva de técnicas e beleza, caminho para encarar os desafios que atingem metrópoles como São Paulo, entre eles o aumento da disponibilidade hídrica e resistência para enfrentar alagamentos. Com a nossa proposta, nesse sentido queremos voltar a atenção para o rio Pinheiros, e incentivar ações individuais e coletivas que contribuam para também deixar nossa cidade mais humana e solidária, além de promover outras atividades que podem resgatar um dos mais icônicos rios brasileiros, a exemplo do Pedal das Capivaras, uma importante iniciativa da Shimano”.

O Rio

Rio Pinheiros bem como sua ciclovia – Com 26 km de extensão, o Rio Pinheiros é o principal afluente do Rio Tietê. Suas águas nascem na Serra do Mar, composta pela junção dos rios Jurubatuba e Guarapiranga, assim sendo encontro que acontece próximo à estação Santo Amaro do Metrô.

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Ciclovia do Rio Pinheiros, de fato tornou-se uma das principais opções para a prática do ciclismo na capital. A via é administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ao passo que estima que mais de 41 mil ciclistas passem pelo local mensalmente. Assim sendo desde a sua inauguração cerca de 5,4 milhões de ciclistas já percorram a via, que sofre com a poluição e mau cheiro.

Pedal das Capivaras
Pedal das Capivaras . São Paulo/SP, Brasil – 17/06/2012. Foto:Rodrigo Acedo / Fotoarena
Apoio

O Pedal das Capivaras tem o apoio da Eureka Coworking, EF Education First, Cheguei de Bike, Legado das Águas, Blue Cycle, Internutri e do mesmo modo Util Bicicletas.

Serviço

8º Pedal das Capivaras Shimano
Data: 14/12/2019
Horário: a partir das 8h30. Chegada do pedal às 12h.
Local do evento: Eureka Coworking Rooftop/ Praça do Ciclista
Endereço: Avenida Paulista, 2439.

Inscrição gratuita através do sympla: http://www.sympla.com.br/debate–pedal-das-capivaras-pela-despoluicao-do-rio-pinheiros__736479

Sobre a Shimano

Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007. A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano Index System), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2, além do mesmo modo é a criadora e organizadora do Shimano Fest – Festival da Bicicleta, que terá sua décima primeira edição de 20 a 23 de agosto de 2020, no Memorial da América Latina.

Nesse sentido mais informações no site: bike.shimano.com.br

Pedal das Capivaras
Pedal das Capivaras . São Paulo/SP, Brasil – 17/06/2012. Foto:Rodrigo Acedo / Fotoarena
Além disso você também pode se interessar:
Que venham as provas de estrada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.