Guarda Civil espanhola desmantela rede de tráfico de EPO

epo
Autoridades espanholas desmantelaram uma enorme rede de tráfico de EPO com base em Barcelona, ​​de acordo com um relatório do jornal El Pais.

O círculo de distribuição do EPO era liderado por um grupo de cidadãos sérvios, mas era baseado em Barcelona e contava com o EPO de uma clínica andaluz com financiamento público. O então esquema enviava EPO para atletas de todo o mundo e os números apontam venda para cerca de 260 atletas apenas em 2019. Os atletas são amadores, mas também profissionais, de ciclismo e outros esportes.

As autoridades localizaram o esquema em 2017, depois que vários atletas que deram positivo para o EPO apontaram para a mesma fonte. A investigação foi liderada pela seção de Saúde Pública e Doping da Unidade Operacional Central (UCO) da Guarda Civil Espanhola, e seis indivíduos foram presos na Catalunha e na Andaluzia. Eles são acusados ​​de lavagem de capital, apropriação indébita, fraude contra a Previdência Social, lavagem de dinheiro e por fim crimes contra a saúde pública, segundo o El Pais. A fonte dos medicamentos, de uma clínica pública, resultou na acusação de fraude.

A rede supostamente operou por pelo menos dez anos. A organização se comunicava com os compradores por meio de redes criptografadas de mensagens instantâneas.

Os nomes dos atletas permanecerão privados, de acordo com um relatório no L’Equipe, a menos que sejam sancionados pelo órgão regulador de seus respectivos esportes. O uso e a compra de produtos antidoping não são crime na Espanha.

“Espero começar a receber nomes do tribunal na próxima semana e começaremos a trabalhar nele”, disse José Luis Terreros, diretor da Agência Antidopagem Espanhola (AEPSAD). “Trataremos de atletas espanhóis, o restante será enviado à Agência Mundial (de Antidopagem) para distribuição pelas respectivas agências nacionais antidopagem”.

Assim mais informações no site do Jornal

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.