Renato Rezende constrói pista de BMX em sua chácara

Renato Rezende

Em uma entrevista para o site Olimpíada Todo o Dia, Renato Rezende, atleta do BMX contou em primeira mão e mostrou que esta construindo sua pista particular de BMX, no quintal da chácara onde vive, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

O ciclista estava treinando e competindo nos Estados Unidos. Quando a pandemia começou a piorar por lá, no final de março. Assim decidiu voltar ao Brasil e se isolar voluntariamente em sua chácara na cidade mineira.

“Sonho com a minha pista própria desde que comprei a casa em 2015. Como sempre estive viajando e competindo, não tinha tempo pra isso. Com a quarentena, deu para fazer. Estou muito feliz, ” declarou Renato.

“Poços de Caldas fica num região industrial. Vira e mexe, tem obras e acaba sobrando terra. Pedi que os caminhoneiros me avisassem caso soubessem de algo. Tinha, mas o negócio é que comprar terra é uma coisa cara. Um caminhão custa em torno de R$ 140. Consegui um contato que fez por R$ 50. Ficou mais em conta,” contou Renato.

Renato Rezende
Foto arquivo pessoal
Ajuda com responsabilidade

Renato está colocando a mão na massa praticamente sozinho. Alguns amigos lhe deram uma ajuda, respeitando as condições de isolamento social e higienização, segundo o ciclista. O atleta está arcando com boa parte dos custos da construção. Alguns amigos também vêm lhe ajudando, entretanto.

“Alguns fizeram uma vaquinha, o que deu uma aliviada. Outros me ajudam com o maquinário. Meu amigo Júnior Salles, da Poços Tec, por exemplo, conseguiu um trator que ajudará muito na construção. Sou muito grato,” disse Renato. 

A pista de BMX que Renato Rezende está construindo não terá as dimensões oficiais aprovadas pela (UCI) União Internacional dos Ciclistas. Mas garantirá melhores treinamentos enquanto a pandemia não acabar.

“Tenho o trajeto pronto em um rascunho. Não vai ser uma olímpica ou oficial, que tem pelo menos 6 metros de largura. Vai 1, 1,5 metros e comportará só um ciclista. Mas vai ser bem útil nessa quarentena.”

renato rezende
Foto arquivo pessoal
Exemplo e respeito ao isolamento social

A cidade de Poços de Caldas é referência nacional na modalidade e possui uma pista de BMX oficial. Renato, entretanto, optou por não ir até ela treinar para não correr riscos e para servir de exemplo aos outros ciclistas da região.

“A pista da cidade está fechada. Eu até falei com o pessoal da prefeitura e eles falaram que poderiam viabilizar uma abertura para que eu treinasse nessa quarentena. Mas achei melhor não. Por segurança e pra dar o exemplo do distanciamento social nesses tempos de pandemia,” por fim contou o ciclista.

Assim se você tem interesse em ajudar, basta entrar em contato com o atleta através de seu Instagram.

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.