Ter ou não ter um Treinador? Quais os riscos e benefícios?

treinador

Quando você paga na internet um plano de treinamento, ninguém sabe, nem mesmo o treinador por trás do plano, quem você é e eles não sabem se o plano é realmente adequado para você, além da sua categoria. Se iniciante, intermediário, avançado ou elite e isso não é culpa de quem lhe vendeu o plano, pois assim não é possível personalizar sem conhecer bem a quem se destina.

Você recebe um calendário de treino semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e vai começar seguir. Contudo existem chances de ter problemas como lesões, doenças, falta de sono, má nutrição, fadiga, alterações de humor ou qualquer outra coisa aparecer, como conseguirá reordenar seu plano? Dessa maneira vai ter de resolver isso tudo sozinho e da maneira que puder. 

Dessa maneira a vantagem de um treinador é poder se comunicar regularmente sobre tudo que for relacionado aos seus objetivos e o plano em execução, revisando com você as suas sessões de treinamento. 

Um treinador sabe do que você é capaz e está pronto para ajudá-lo a progredir. 

Alguns objetivos podem ser ambiciosos e vão precisar ser aprimorados à medida que o tempo passa e conhecemos o atleta. 

Todo treino concluído com êxito ou não vai ser analisado e seu progresso deverá ser medido para saber se você está na direção dos seus objetivos. 

A contratação de um treinador será excelente não apenas para o seu desempenho, mas também para ajudá-lo a monitorar seu treinamento e progressão. 

Um treinador é alguém com quem você pode trocar ideias e discutir objetivos de curto, médio e longo prazo, a pessoa mais importante que não apenas o ajudará fisicamente, mas também mentalmente na preparação para o seu grande dia. 

Um treinador deve:
  • Ter o conhecimento técnico necessário para desenvolver um plano adequado para você.
  • Estar disponível para ouvi-lo quando tudo vai bem, mas também não tão bem.
  • Conhecer seu estilo de vida e planejar um plano de treinamento que o desafie, mas que seja realista e viável.
  • Ser antenado ao que existe de equipamento e tecnologia, sabendo aplicar e indicar o melhor para você.

O treinamento é sempre um longo caminho e assim esse suporte é crucial para mantê-lo motivado e na direção certa. 

O treinador surpreendentemente poderá ver o que não pode ser visto pelo atleta, como a fadiga e aplicar o descanso, enxergar o seu potencial desafiando-o mais e isso pode ser exatamente o que você precisa para melhorar e alcançar seus objetivos.

Alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e vamos conversando mais sobre. Grande abraço galera e vamos juntos nessa jornada.

Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Certificado IronMan; CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram @VALU_TRI
Site: www.Valutri.com

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.