Velódromo de Manaus chega a 50% da obra e tem previsão para setembro

Velódromo de Manaus
Espaço, no bairro da Compensa, na Zona Oeste, também terá uma quadra de tênis, além de locais para as federações das duas modalidades. Custo da obra é de R$ 2,6 milhões

A capital amazonense surpreendentemente voltará a ter um velódromo, 120 anos após ter o primeiro. A estrutura esta integrando o pacote de obras planejado pela Prefeitura de Manaus para melhorar áreas como infraestrutura, mobilidade urbano, esporte e lazer.

Com 50% de execução, a obra construída na zona oeste da cidade está prevista para ser entregue em setembro e assim faz parte das homenagens aos 350 anos da capital do Amazonas

“Com potencial de atrair grandes competições, com atletas e públicos de outras cidades, estados e até países, o velódromo municipal é um legado não apenas de uma gestão que alcançou o equilíbrio fiscal e soube se organizar em meio à pandemia do novo coronavírus. Mas também de uma fase de superação pela qual Manaus passa e demonstra que tem total condições de vencê-la. Ficará pronto em poucos meses, assim como outras grandes obras”, declarou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Foto: Márcio James/Semcom
O local

Localizado no conjunto Aruanã, bairro Compensa, o espaço, antes ocioso, de seis mil metros quadrados dará lugar a um complexo. Que dessa maneira englobará as modalidades de ciclismo, com pista oval, e de tênis, com uma quadra na área vaga no centro da pista. As estruturas terão medidas oficiais para realização de eventos locais e nacionais.

“Essa é a obra mais representativa do pacote de obras do esporte. É um presente em comemoração aos 350 anos de Manaus, anunciado pelo prefeito Arthur, e será muito bem aproveitada pelos atletas e pelos moradores da proximidade”, destacou o secretário interino de Juventude, Esporte e Lazer, João Holanda.

Com o valor de R$ 2,6 milhões, atualmente, os serviços estão em fase de conclusão da terraplanagem para início da concretagem da pista. Os prédios onde serão as administrações das Federações de Ciclismo e de Tênis, além dos vestiários, já recebem acabamento e cobertura, assim como a arquibancada e bicicletário. A obra contará ainda com paisagismo, recapeamento das ruas paralelas e ciclofaixas com acesso para Avenida Brasil.

Pioneirismo

Ainda sem um espaço próprio, o presidente da Federação de Ciclismo Amazonense (Feciclam), Juliano Macanoni, destacou que o velódromo será a casa dos ciclistas de Manaus, em média 20 mil pessoas, e que o irá fomentar o esporte e servir para descobrir novos talentos. Ainda segundo ele, o velódromo de Manaus será o primeiro do Norte e um dos poucos oficiais do País.

“A construção de uma quadra de tênis comunitária, junto com o velódromo, é sensacional e pioneira no Brasil. É o pioneirismo da Prefeitura de Manaus com as federações envolvidas. Estamos agora na expectativa para inauguração e quando for possível realizar eventos para a população de Manaus”, salientou Juliano. “Poderemos desenvolver uma categoria que antes não conseguíamos por não termos esse espaço, que será o ciclismo de pista, e trazer para a cidade eventos de nível nacional e internacional”, por fim concluiu.

O primeiro velódromo de Manaus foi construído em 1899, no bairro Cachoeirinha, por comerciantes locais que haviam conhecido o primeiro do País, em São Paulo. Agora, sendo o primeiro espaço desse tipo público, a obra da prefeitura foi implantada em uma terreno que favorece para que a pista se apresente em estilo arena, ficando junto com a quadra de tênis na parte mais baixa do terreno e as edificações e a arquibancada na parte mais alta, proporcionando ótima vista do eventos no complexo.

Além disso você também pode se interessar:

Clique no link e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.