Mondraker Podium 2021 – Quadro de 775g e bike completa com 7.8kg

Mondraker Podium 2021

A Mondraker Podium 2021 chega completa com 7.8 quilos e quadro, no tamanho M, com surpreendentemente 775 gramas. Assim uma redução de 145 gramas em relação ao modelo anterior com 920 gramas.

Esse peso é para o quadro pintada, mas sem qualquer item adicional. Mas na configuração com roteamento de cabos internos, proteção e com o movimento central de rosca.

Foto divulgação Mondraker

De acordo com a Mondraker, o quadro poderia ter ficado um pouco mais leves com movimento central press-fit, mas optaram por seguir com o roscado.

As informações atualmente são um pouco escassas sobre como dessa maneira a Mondraker realmente alcançou o baixo peso.

Muitos dos segredos estão no interior, tecidos no layup, fibras e resina usadas. Novas opções estão sempre sendo desenvolvidas, refinadas e encontradas na indústria de bicicletas. Dessa forma é provável que a Podium esteja usando algumas das fibras e resinas mais recentes disponíveis, junto com uma atenção meticulosa aos detalhes na programação de layup para atingir o baixo peso.

Mondraker Podium 2021
Foto divulgação Mondraker

Mas a Mondraker Podium 2021 segue o mesmo conceito da sua bike de XC full suspension da marca. A F-Podium surpreendentemente leve lançada no início do ano passado. Essa bicicleta usou a empresa alemã 3C para ajudar na engenharia de composição do quadro e, igualmente, trazer o emblema da Stealth Air Technology para o F-Podium e agora a hardtail Podium.

O Mondraker também economizou algum peso, tornando os tubos mais finos e um pouco menores no diâmetro. Dessa maneira tornaram o modelo mais rígido onde se fez necessário, ma também adicionando alguma flexibilidade integrada onde puderam para trazer algum conforto.

Mondraker Podium 2021
Foto divulgação Mondraker
Modelos

Parece que o peso de 775 gramas não está reservado apenas para o modelo topo de linha RR SL. Mas também com todos os modelos recebendo a mesma estrutura leve.

O curso do garfo é de 100 mm e existem quatro tamanhos de S a XL em disponíveis. A Podium está disponível em quatro modelos, desde o Podium Carbon RR SL ao Podium Carbon.

Apenas a Podium Carbon R usa suspensão Fox e transmissão e freios Shimano, enquanto as outras três bicicletas usam RockShox SID e transmissão e freios SRAM. A Mondraker Podium 2021, topo de linha, RR SL assim esta equipada com suspensão SID Ultimate RL, freios Level Ultimate, grupo XX1 AXS e um rodas Mavic Crossmax XL.

A linha com quatro modelos, Carbon RR SL, Carbon RR, Carbon R e Carbon, tem peso de 7.8 até 9.3 quilos e os modelos custam a partir de 4.199 Euros na Europa. Mas existe previsão de importação para o Brasil.

Mondraker Podium 2021
Foto divulgação Mondraker

Assim mais informações no site da Mondraker.

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.