Hidratação | Com o verão chegando vale lembrar de sua importância

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) “uma hidratação apropriada durante a atividade física de caráter recreativo ou competitivo pode garantir que o desempenho esperado seja atingido e que problemas de saúde sejam evitados”. 

A quantidade de líquido que deve-se ingerir depende do mesmo modo do clima do local, tempo de atividade física realizada, condicionamento físico, idade, modalidade praticada, entre outros. 

A ingestão de líquidos antes durante a após a atividade física visam reduzir o processo da desidratação. “O estresse do exercício é acentuado pela desidratação, que dessa maneira aumenta a temperatura corporal, prejudica as respostas fisiológicas e o desempenho físico, com riscos para a saúde. Dessa maneira os efeitos podem ocorrer mesmo com uma leve ou moderada desidratação, com até 2% de perda do peso corporal, agravando-se à medida que ela se acentua. Com 1 a 2% de desidratação inicia-se o aumento da temperatura corporal em até 0,4°C para cada percentual subsequente de desidratação. Em torno de 3%, há redução importante do desempenho; com 4 a 6% pode ocorrer fadiga térmica; a partir de 6% inegavelmente existe risco de choque térmico, coma e morte” (SBME).

Foto reprodução

Além do desempenho, a hidratação adequada preservará a saúde do praticante de atividade física e do atleta. Como já falamos anteriormente, ela pode e precisa de treino, mas também teste nos treinos, para que o organismo se adapte e para que dessa maneira não seja um “problema” no dia da competição.

A hidratação será feita pela ingestão de água e/ou isotônicos. Nos isotônicos teremos a presença do carboidrato, sódio e outros minerais que são portanto, fundamentais para a reidratação em atividades com duração mais prolongada. Afinal, o suor não é composto apenas por água.

Nos treinos é importante a definição da estratégia de como carregar os líquidos e com que a frequência de ingestão. Seu nutricionista poderá elabora a melhor e mais adequada estratégia para cada indivíduo, e principalmente personalizando a conduta.

Hidrate-se! Você ganhará rendimento e saúde! 

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

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