Quanto o calor afeta seu desempenho na atividade física?

Fala Galera como estamos com os treinos??

O Verão está chegando e junto vem o calor, e isso tende a ser um grande problema para muitos de nós. Então vamos conversar sobre quanto o calor pode afetar nosso ritmo na corrida, assim como em todos os esportes.

Acredito que todos vocês já perceberam que é preciso muito mais esforço para correr e manter o ritmo no calor e que igualmente o desgaste também é muito maior.

Correr no calor exige maior quantidade de oxigênio, pois parte do fluxo sanguíneo é redirecionado dos músculos para a pele. Assim uma tentativa de o corpo resfriar-se, e acaba resultando em maior gasto de energia, maior produção de lactato e elevação da frequência cardíaca do que em climas mais frios.

ALTAS TEMPERATURAS ACELERAM A FADIGA, AUMENTANDO A DESIDRATAÇÃO.

A maioria das pesquisas no passado se realizaram em laboratório – principalmente com ciclistas pedalando até a exaustão. Recentes estudos mostram a influência da temperatura do ar nos tempos de chegada de maratonas, e a partir disso foi possível saber qual é o efeito das temperaturas mais altas no desempenho.

A FAIXA DE TEMPERATURA IDEAL PARA A MAIORIA DOS CORREDORES FICA ENTRE 7–15 ° C.

Abaixo e acima dessa faixa, os tempos da maratona são mais lentos, em média, exatamente onde a maioria dos recordes mundiais, e os melhores desempenhos em maratonas se estabeleceram.

Um estudo com dados das maratonas de Paris, Berlim, Londres, Boston, Chicago e Nova York mostra que a maioria dos corredores de maratona não elite (tempos de chegada entre 3:30h e 5:00h) teve melhor desempenho em temperaturas em torno de 7C.

Além disso, um estudo que incluiu quase 50 anos de finalistas da Maratona de Boston determinou que a faixa de temperatura ideal ficaria entre 8 – 15C para todos os finalistas (tempo médio de 3:02).

Foto arquivo pessoal
QUANTO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA, DEPENDE DE QUÃO RÁPIDO E O SEXO DO ATLETA.

Estudos revelam que:

  • Os corredores com Pace médio de 3:35min ou mais rápidos desaceleraram aproximadamente 1 segundo por km para cada 1°C de aumento na temperatura.
  • Os corredores com média de 4:50 a 6:00min / km desaceleraram entre 4 e 4,5 segundos por km para cada 1°C acima de 15°C.
  • As temperaturas de corrida ideal para mulheres tendem a ser menores, entretanto, são menos afetadas pelo aumento da temperatura do que os homens.
  • Corredores de elite e mulheres tendem a ser mais leves, e provavelmente têm menor produção de calor metabólico devido menor massa. Portanto, menos energia é necessária para resfriar o corpo, gerando menos estresse no sistema cardiovascular.
  • Corredores mais rápidos passam menos tempo expostos a altas temperaturas, podendo ser mais uma razão de serem menos afetados do que os corredores mais lentos.
ADAPTAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA O CALOR

Com exposições planejadas ao calor, medidas fisiológicas como VO2max e limiar de lactato. Estando aclimatado dessa forma você será mais rápido, não importa se o tempo está frio ou quente.

No dia da corrida é preciso levar o calor em consideração no planejamento de seu ritmo.

Um maratonista de 3:30, por exemplo, deve adicionar 2–2,5 segundos ao seu ritmo para cada grau C acima de 15°C. Assim, se a temperatura for de 23°C, o que seria um esforço de 3:30 em um dia frio resultará em um final de 3:44 a 3:47.

Saber a temperatura média vai ajudar a selecionar uma maratona alvo, se você está almejando um Recorde Pessoal.

Embora você não possa prever exatamente o que o dia da corrida trará, os dados ao longo dos anos podem dar uma ideia de qual Temperatura esperar. E, se acabar sendo um calor incomum, ajustar seu ritmo cedo e com precisão – junto com estratégias adequadas de hidratação e resfriamento – podem ajudá-lo a terminar forte.

Deixem seus comentários e vamos conversando mais sobre. Grande abraço galera e vamos juntos nessa jornada.

Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: www.Valutri.com

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.