Quando e porquê trocar suas sapatilhas de ciclismo

sapatilhas de ciclismo

As camisetas, shorts e outros equipamentos de ciclismo entram e saem de nosso guarda-roupa mais rápido do que sapatilhas de ciclismo. Uma das razões pode ser o fato de terem mais tempo de durabilidade, mas quando é que devemos mudar as sapatilhas?

Como cuidar do seu calçado de ciclismo

Sapatilhas de ciclismo requerem um pouco mais de atenção na hora da limpeza e conservação. Não basta simplesmente jogá-la na máquina de lavar, o que dessa maneira na verdade é totalmente contra-indicado. Mas em contra partida podem durar anos e até décadas cumprindo sua função como o primeiro dia de uso.

Aconselha-se que após o uso sejam limpas com pano húmido para retirar o pó ou lama que possam ter acumulado. Preste atenção especial às áreas dos fechamentos por onde a sujeira se acumula. Em seguida é obrigatório secar com um pano limpo e seco, e assim deixar secar completamente a sombra e temperatura ambiente.

Foto reprodução
Atenção com os tacos

Os tacos deverão ser substituídos quando apresentarem sinais de oxidação ou desgaste, e ainda quando começarem a apresentar sinais de não estarem permanecendo bem fixados ou se soltarem sozinhos. Seu preço é baixo e a troca é fácil, você só tem que prestar atenção para deixá-los na posição exata e assim evitar problemas.

A vida de uma sapatilhas de ciclismo de estrada / montanha

Então, se cuidarmos bem de nossos sapatos, eles vão durar a vida toda? Bem, podemos dizer que eles vão durar mais do que qualquer outro calçado que você use com tanta frequência.

Obviamente, se você sofrer uma queda ou acidente em que seus sapatos de ciclismo tenham sofrido cortes ou atritos significativos, eles podem precisar ser substituídos. No entanto, se você quebrou quaisquer fechos, fechos BOA ou catraca, recomendamos que você pesquise online antes de jogá-los fora, pois em alguns dos casos os fechos podem ser substituídos.

Foto reprodução

No caso das sapatilhas de mountain bike, a sua troca será determinada pelo solado. Com este tipo de calçado, tende-se a andar mais calçado em zonas de montanha e dessa maneira a sola vai se desgastando. Por isso, será a hora de trocá-los quando sua sola apresentar esses sinais de desgaste.

Com as sapatilhas de estrada podemos realmente ter surpresas, porque há ciclistas que continuam a pedalar com a mesma por décadas e ainda têm um desempenho perfeito. Se forem modelos topo de linha, em alguns casos não têm nada a invejar de alguns novos modelos. Se o calçado for bem cuidado, pode durar muito tempo, pois as sapatilhas de estrada não são exigidas como as de MTB.

Assim podemos afirmar que na maioria das vezes você vai mudar suas sapatilhas de ciclismo porque quer experimentar outros com mais rigidez, menos peso ou outras características ou mesmo apenas por estética.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.