Shimano lança nova tecnologia Linkglide 300% mais durável

Linkglide

Perfil revisado do dente do cassete, trocador e câmbio novos, uma opção para os grupos Shimano Deore e Deore XT

A Shimano apresenta hoje uma nova tecnologia de transmissão, a Linkglide. Contudo ela não foi projetada para ser a mais leve. Mas sim para priorizar a durabilidade.

Haverá ainda o Hyperglide+, e este permanecerá a faixa de desempenho dois leves e rápidos, enquanto o Linkglide entra com mais uma opção, ao invés de substituí-las.

Shimano afirma que seus testes mostram que os cassetes Linkglide são 300% mais duráveis ​​do que os cassetes Hyperglide anteriores, e três vezes menos degradação do cassete que deve significar menos saltos de corrente, mais quilometragem e melhor deslocamento da corrente ao longo da vida útil do cassete.

A tecnologia Linkglide, embora introduzida nos Deore 1×10 e XT 1×11 como uma opção altamente durável, não é compatível com versões sem essa tecnologia, devido aos diferentes passos de velocidades.

Todos os componentes do Linkglide apresentarão um logotipo para diferenciá-los das linhas anteriores.
Linkglide
Foto divulgação Shimano

Os dentes dos cassetes Linkglide são feitos de aço revestido com um novo formato para reduzir o desgaste. Assim apresentam uma construção mais espessa e robusta para evitar o desgaste nas áreas que sofrem mais degradação ao longo do tempo. Os dentes do cassete Linkglide também são mais altos e mais fortes nas pontas para evitar saltos da corrente e deformação do dente, mesmo após muitos quilômetros rodados. As velocidades 11T, 13T, 15T dos cassetes são substituíveis.

Os cassetes Linkglide também apresentam um novo design, permitindo que a corrente se mova suavemente nas trocas de velocidade. Esses design visa reduzir o tranco no pedal ou saltos durante as mudanças, proporcionando melhor fluidez na pedalada e desempenho mais suave.

O cassete Linkglide Deore XT de 11 velocidades (peça ref CS-LG600-11) com 11-50 dentes, tem peso informado de 780g. O Deore de 10 velocidades, de 11-43 dentes (peça ref CG-LG600-10) tem peso informado de 634g.

Linkglide
Foto divulgação Shimano

Dois novos trocadores, igualmente Deore e XT, estão disponíveis. O XT tem várias opções de fixação, enquanto o Deore se contenta com uma faixa simples. Os trocadores usam uma razão de tração diferente para o resto da gama de Shimano, portanto, não são compatíveis com sistemas não Linkglide. Contudo eles são intercambiáveis ​​entre si, graças a uma razão de tração linear. Isso significa que um trocador de 11 velocidades funcionará em um câmbio de 10 velocidades.

Linkglide
Foto divulgação Shimano

Os cassetes Linkglide são compatíveis com hubs free HG padrão. Assim para acompanhar os novos cassetes Linkglide, há também novos passadores e trocadores Deore XT e Deore. Os passadores apresentam o design de perfil baixo Shadow RD+ da Shimano e o mecanismo de embreagem já conhecidos.

Foto divulgação Shimano
Nada muda na corrente

Os dois novos grupos Linkglide usam um projeto de corrente comum, independentemente do número de velocidades. As correntes Shimano de 11 velocidades existentes são compatíveis com o novo Linkglide. Entretanto também é importante lembrar que todas as correntes Shimano de 11 velocidades são atualmente classificadas como e-bike ou projetadas para e-bike.

Fotos divulgação Shimano

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.