Copa do Mundo em Albstadt 2021: favoritos, programação e onde assistir

Copa do Mundo 2021

A espera acabou, a Copa do Mundo 2021 começa em Albstadt, veja quem são os favoritos, os horários das corridas nesta sexta e domingo, os brasileiros na prova e onde assistir

Albstadt, na Alemanha, marca o início de uma temporada muito intensa de cross-country. A primeira corrida de XCO da Copa do Mundo 2021 da temporada vai mostrar quem fez o “dever de casa” durante o pré-temporada.

Favoritos para as provas do XCC e XCO na Copa do Mundo de Albstadt 2021

XCC masculino

Mathieu Van der Poel da Alpecin Fenix não compete no MTB desde 2019, mas naquele ano participou em 5 corridas e venceu todas as 5. Apesar de um ano sem XC, ele chega a Albstadt como favorito para vencer a corrida do XCC na 6ª feira. Ao lado dele podemos incluir um grande número de ciclistas que certamente lutarão pela vitória, como Henrique Avancini da Cannondale Factory Racing, os pilotos KMC Orbea Milan Vader, Thomas Litscher e Victor Koretzky ou o mexicano Gerardo Ulloa que este ano não é mais surpresa.

XCC feminino

Em 2020, Evie Richards da Grã-Bretanha da Trek Factory Team, provou ser a ciclista dominante em Short Track e este ano será a principal favorita em qualquer uma delas. A campeã mundial Pauline Ferrand Prevot da Absolute Absalon provou ser a rival mais difícil de Richards no XCC e assim em Albstadt este evento pode ser seu principal alvo. Mas entre as ciclistas que poderiam ganhar este Short Track não podemos esquecer Kate Courtney da Scott SRAM, que venceu Albstadt em 2019, as ciclistas da Specialized Factory Racing Laura Stigger e Sina Frei, ou a francesa Loana Lecomte.

XCO masculino

Será a primeira vez que veremos duas das atuais estrelas do ciclismo mundial, Mathieu Van der Poel e Tom Pidcock da Ineos Grenadier, competindo na mesma corrida de XC. São dois fenômenos do ciclismo capazes de vencer em qualquer uma das modalidades em que competem, CX ou, estrada ou XC, e talvez os dois ciclistas que mais chamarão a atenção em Albstadt.

Pidcock já mostrou que no Sub-23, que conseguiu vencer com alguma facilidade, e há poucos dias o vimos dominar a corrida de Leukerbad onde estiveram presentes alguns grande nomes do mundo. O desempenho de Van der Poel no MTB é um grande ponto de interrogação, já que não o víamos competir desde 2019, ano em que ganhou sua primeira Copa do Mundo XCO, e ele mesmo afirmou que a transição para o MTB é a mais difícil para ele fazer. Mas estamos falando um ciclista capaz de tudo e cujo objetivo final para 2021 é vencer as Olimpíadas de Tóquio em MTB.

A melhor era de Nino Schurter da Suíça parece ter terminado junto com seus anos de domínio absoluto no MTB, mas isso não significa nada e se tivéssemos que escolher apenas um favorito. Schurter quer pelo menos igualar o recorde de Julien Absalon de 133 vitórias em Copas do Mundo este ano e isso não parece muito fora de seu alcance.

Copa do Mundo 2021
Foto divulgação Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool
O brasileiro

Henrique Avancini segue em primeiro lugar no ranking da UCI e apesar de não ter feito uma pré-temporada como esperava, por não poder deixar o Brasil antes para competir na Europa. Há algumas semanas em Elba venceu uma corrida com Schurter e Maxime Marotte. Avancini é um dos pilotos XCO mais sólidos do momento e um dos rivais a bater.

Mathias Fluckiger foi o último a vencer em Albstadt, foi um dos maiores vencedores de corridas na pré-temporada e é regular no pódio da Copa do Mundo e não seria surpreendente se Fluckiger mais uma vez se destacasse de todos os favoritos.

Por fim, Jordan Sarrou, o atual Campeão do Mundo foi o único a dizer publicamente que Albstadt é o primeiro objetivo da sua temporada e que está aqui para vencer. Sabendo o quão meticuloso ele é com sua preparação, isso foi uma forte declaração.

Brasileiros na prova

Além de Henrique Avancini, também estarão na disputa da Elite, Luiz Henrique Cocuzzi, Guilherme Muller e Ulan Galinski. Na Sub 23 Alex Malacarne está inscrito, mas não vai participar devido ao prazo de quarentena.

XCO feminino

Na corrida feminina, a americana Kate Courtney da Scott SRAM venceu em Albstadt em 2019. Vimos Courtney muito forte nas últimas corridas da pré-temporada. Mas, como dizemos, muita coisa aconteceu desde aquela corrida de 2019 e o número de favoritas aumentou muito.

A atual campeã mundial Pauline Ferrand Prevot não costuma ter um bom começo de temporada e geralmente leva algumas corridas para atingir seu nível competitivo de ponta. Mas ela teve uma pré-temporada com muitas corridas e talvez já esteja em altíssimo nível. Ela mesma disse que seu desempenho ainda não é 100%, mas em qualquer corrida que Pauline participe ela é uma das principais favoritas e Albstadt é um circuito que a beneficia.

No ano passado, surpreendentemente a francesa Loana Lecomte no deixou todos boquiabertos ao vencer a primeira Copa do Mundo de elite que participou. Este ano já a vimos vencer com a mesma autoridade nas primeiras corridas em que competiu.

A jovem austríaca Laura Stigger conquistou dois quintos lugares no ano passado na Copa do Mundo e será uma das ciclistas a observar este ano. Mas também a holandesa Anne Terpstra da Ghost Factory Racing que já venceu esse ano e terminando à frente de Courtney e Stigger na Ötztaler Mountainbike Festival.

A suíça multicampeã Jolanda Neff não estava no seu melhor na temporada passada, mas parece que está recuperando gradativamente o nível e esta primeira Copa do Mundo será um bom termômetro para verificar sua forma.

A atual campeã olímpica

Mas sem esquecer a sueca Jenny Rissveds, a atual campeã olímpica que chegou a parar de correr e ainda assim em seu retorno conseguiu vencer em 2019 uma etapa da Copa do Mundo XCO e uma prova de XCC. Não sabemos como ela vem Albstadt, mas ela vem fazendo um camp de alta altitude em Sierra Nevada e a última vez que fez algo assim levou a medalha de ouro no Rio de Janeiro.

Brasileiras na prova

Na elite, Jaqueline Mourão e Raiza Goulão. Na categoria Junior o Brasil conta com Giuliana Morgen.

Programação da Copa do Mundo de 2021 Albstadt XCC XCO

Sexta-feira, 7 de maio – ao vivo
XCC (short track) às 12h20

Sábado, 8 de maio – XCO
Junior World Series às 4h30
Junior feminino World Series às 6h15
Sub 23 masculino às 10h
Sub 23 feminino às 11h30

Domingo, 9 de maio – ao vivo
XCO (Cross-Country Olímpico) Final
Feminino às 6h00
Masculino às 9h15

Aqui o link da RedBull TV para assistir as corridas da Copa do Mundo ao vivo online

Fotos divulgação Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.