Aprovada redução de imposto de importação para motor de bike elétrica

bike

O Comitê-executivo de Gestão da CAMEX (GECEX), órgão do Ministério da Economia, aprovou neste terça feira dia 15/02, um novo pleito apresentado pela Aliança Bike. A redução do imposto de importação para motores de bicicletas elétricas, de 18% para 0%.

O pleito entretanto já havia sido aprovado em 31/01 pelo Comitê de Alterações Tarifárias (CAT), que reúne membros de alguns ministérios e da presidência da república. O pedido foi classificado como caso de desabastecimento, de acordo com a Resolução GMC Nº 49/19 do Mercosul. A medida visa ajustar desequilíbrios entre oferta e demanda de produtos específicos.

Mercosul

O governo federal dessa maneira comunicará aos países membros do Mercosul nos próximos dias, que terão até 90 dias para questionar a decisão brasileira. Assim a medida, quando ratificada pelos demais países do bloco, terá validade de 365 dias (com possibilidade de prorrogação por igual período) e terá quantitativos preestabelecidos. Contudo no caso dos motores, a quantidade aprovada é de 120 mil motores pelo período de 1 ano.

Validade

Esta redução do imposto de importação para motores terá validade somente para bicicletas elétricas, não se estendendo a outros veículos elétricos como patinetes, scooters e motocicletas. Como a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) para este produto é a “8501.31 – (Motores) De potência não superior a 750 W“, a Receita Federal do Brasil apresentará a redação final do desmembramento da NCM, que se aplicará somente às bicicletas elétricas via ex-tarifário.

A conquista se soma a outros componentes que já tiveram reduções aprovadas, seja via desabastecimento ou via redução permanente da Tarifa Externa Comum (TEC).

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.